O que você mais precisa saber sobre calibragem do pneu da moto?

calibragem do pneu da moto
6 minutos para ler

As motos podem ser vistas como um dos principais meios de transporte no Brasil. Isso se explica devido a suas inúmeras vantagens, como é o caso da grande agilidade ao se locomover nos grandes centros urbanos, bem como maior economia no consumo de combustível e manutenção com um menor custo se comparado a outros tipos de veículos, como os automóveis.

Por conta disso, podemos considerar que certamente você tem ou deseja algum dia ter uma moto. Nesse caso, não precisa ser um grande conhecedor dos assuntos de mecânica e manutenção para obter bons resultados com a conservação do seu veículo. No entanto, alguns assuntos básicos precisam ser conhecidos para que você direcione suas ações de modo correto e evite cometer erros com a manutenção e uso da sua motocicleta.

Nesse sentido, vale a pena comentar sobre a calibragem do pneu da moto, pois esse procedimento influencia vários fatores, como economia de combustível e vida útil do pneu. Para ajudá-lo a entender melhor sobre esse assunto, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é a calibragem do pneu da moto?

Embora possa ser para alguns motociclistas um procedimento simples e sem “segredos”, para outros é algo um tanto complexo e que apresenta muitas dúvidas. Desse modo, de início é válido salientarmos sobre o que consiste a calibragem do pneu da moto. Certamente, você já deve ter uma noção de que o mecanismo da roda desse veículo funciona tendo a presença do pneu a câmara de ar.

Isso de certa forma é necessário, pois o pneu cumpre a função de contribuir para o amortecimento de impactos e possibilitar a aderência necessária entre a superfície do asfalto e o pneu, permitindo frenagens mais eficientes. Em se tratando da calibragem, esse procedimento nada mais é que uma regulagem de pressão de ar que é feita na válvula da câmara de ar permitindo inflar os pneus com a pressão ideal.

Tendo isso em mente, caso um pneu esteja com um valor de calibragem abaixo ou acima do que deveria, esse fato pode influenciar diretamente no desempenho da motocicleta. Por isso, manter a pressão de ar nos valores recomendados pelo fabricante contribui para uma melhor dirigibilidade da moto, o que é fundamental para a segurança do motociclista.

Onde e como fazer a calibragem?

Os pneus da sua moto podem ser calibrados em qualquer ponto de abastecimento de combustível. Nesse caso, basta que você procure um funcionário do posto de gasolina para orientá-lo onde esse procedimento pode ser realizado dentro da unidade específica. Se por algum motivo você não conseguir realizar essa atividade busque o auxílio de um frentista. Mesmo assim, vale ressaltar que o procedimento em si é relativamente simples de ser realizado.

Caso você nunca tenha visto um calibrador de pneu, ele é constituído por uma espécie de máquina acoplada a uma mangueira com uma válvula que é encaixada no “bico” do pneu para realizar o enchimento de ar. Para indicar ao usuário os valores de pressão, a máquina conta com um visor que demonstra os valores de pressão, geralmente dado em libras.

Quanto a ação prática de calibragem, primeiramente, selecione o valor ideal de pressão para o pneu da sua moto. Nesse caso, é fundamental que o condutor tenha um conhecimento prévio dos valores recomendados pelo fabricante.

Logo em seguida, conecte a válvula da mangueira no conector presente na roda (que possui uma tampa lacradora que deve ser brevemente retirada) e dessa forma espere a ação da máquina que irá preencher ou retirar o ar de acordo com o calor de pressão selecionado.

Quando é necessário?

Tá aí uma dúvida muito frequente entre os condutores: de quanto em quanto tempo devo conferir a calibragem da motocicleta? De forma geral, a cada semana deve ser avaliado. No entanto, há algumas situações que exigem uma maior atenção do motociclista. Alguns exemplos são utilizar a moto em longos percursos, em altas velocidades ou em climas muito quentes. Além do mais, é muito importante dizer que a medida de pressão deve ser averiguada com os pneus frios.

Isso porque, do contrário, o visor pode apontar uma medida diferente da real, pois os pneus quentes contribuem para uma maior expansão do ar, o que gera uma pressão acima da real. Outra dica, é ter o costume de olhar com atenção, além da banda de rodagem dos pneus, mas também as laterais. Desse modo, você deve inspecionar a presença de deformidades, rachaduras e cortes que possam apontar avarias no componente.

Quais os benefícios de uma calibragem correta?

A calibragem adequada dos pneus da sua moto pode proporcionar inúmeros benefícios. Um deles é o maior equilíbrio para o piloto, bem como uma sensação mais agradável ao guiar a motocicleta. Além do mais, podemos citar também uma melhor estabilidade, principalmente em realizar manobras de ultrapassagem e curvas acentuadas.

Outra vantagem é a maior aderência no asfalto, o que contribui para frenagens mais eficientes. Isso porque, um pneu com uma pressão acima do valor recomendado, por exemplo, contribui para que o coeficiente de atrito diminua, fazendo com que a moto derrape com mais facilidade. Outro ponto que deve ser colocado, diz respeito à economia de combustível.

Ou seja, quando a calibragem é feita com o valor abaixo do recomendado, o pneu acaba gerando uma maior resistência no asfalto, o que exige mais do motor e faz a moto consumir mais combustível. Para evitar essa situação basta manter a pressão ideal na câmara de ar.

Quais as consequências de não calibrar?

A essa altura você já deve ter uma boa noção sobre a importância de realizar a calibragem correta dos pneus da sua moto. A primeira consequência de não manter uma pressão ideal é o comprometimento da estrutura interna e externa do componente. Isso porque rodar com valores acima ou abaixo do recomendado prejudica a banda de rodagem e as demais partes do pneu.

Outro fato é o aumento do consumo de combustível, como já foi mencionado. Além do mais, uma consequência bastante ruim é a redução da segurança, pois os pneus vazios ou muito cheios atrapalham o equilíbrio e estabilidade da motocicleta, podendo até mesmo gerar acidentes nas pistas.

Portanto, essas foram as principais informações acerca do que você mais precisa saber sobre calibragem do pneu da moto. Percebe-se que, embora possa parecer um procedimento simples, deve ser realizado de forma adequada para uma maior eficiência e performance da motocicleta.

Gostou do artigo? Então confira também nosso post sobre revisão de moto e fique por dentro de mais temas relevantes para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário