Carbonização do motor: saiba como evitar
Um dos pontos mais importantes para a durabilidade de uma moto é o cuidado preventivo. Sem respeitar o calendário de revisões, manutenções e demais procedimentos, é praticamente impossível preservar o bom funcionamento do veículo. Por isso, elaboramos este post para falar sobre a carbonização do motor — você já sabe o que é isso?
Pois aqui você conhecerá tudo o que precisa saber neste tema, entendendo o que é a carbonização, o que causa esse problema, como evitar e qual a importância de bons componentes para seu conforto e segurança. Então, acompanhe!
O que é a carbonização do motor?
Diferentemente das motos elétricas e suas respectivas baterias, as motos convencionais geram energia a partir da combustão interna. Em essência, esse motor funciona como uma máquina de explosões controladas. Ao combinar faíscas ao vapor de combustível, ele provoca uma pequena explosão cuja força movimenta os pistões, gerando torque e resultando no deslocamento.
Por conta desse método, todo motor de combustão interna está sujeito à carbonização, pois a queima do combustível sempre resulta na emissão de carbono, mesmo que em baixas quantidades. E a carbonização é, basicamente, o estado avançado dessa situação, em que há o acúmulo de carbono nas galerias internas do motor.
Isso é especialmente comum nos motores a diesel e a gasolina. Por outro lado, os motores que rodam apenas com etanol são menos propensos a esse problema, já que a maior presença de água no combustível acaba reduzindo a emissão de carbono durante a queima. Mas há outro detalhe importante sobre a carbonização que pode acelerar esse problema.
O que provoca a carbonização do motor?
Do ponto de vista técnico, a principal causa desse problema é a negligência com a manutenção preventiva, pois é durante esse procedimento que são aplicados os cuidados que aumentam a durabilidade do conjunto mecânico, como a reposição dos fluidos, tanto da água do arrefecimento quanto do óleo do motor — e é justamente isso que acelera a carbonização.
Quando o motor não está “em dia” com a manutenção, ou seja, rodando com óleo sujo, abaixo do nível recomendado ou com fluidos incompatíveis com o conjunto mecânico, isso faz com que o motor opere em sobrecarga, fora do intervalo de funcionamento adequado, conforme previsto pela montadora.
Com o tempo, essa operação em sobrecarga acaba acelerando o desgaste dos componentes internos, não apenas reduzindo a durabilidade das peças, como prejudicando o consumo — isto é, o motor passa a consumir mais para fazer o mesmo deslocamento de sempre. É justamente nesse estágio que temos o “cenário perfeito” para a carbonização.
Em condições normais, com o motor completamente eficiente, a combustão queima todo o combustível injetado na câmara com o máximo de aproveitamento. Com o desgaste avançado, a combustão faz uma queima incompleta, não apenas desperdiçando combustível, como também elevando a emissão de carbono e seu acúmulo nas galerias do motor.
Como evitar a carbonização do motor?
A maneira mais fácil de evitar esse problema é sendo responsável com a preservação da sua moto, o que significa manter a manutenção em dia, substituir filtros e fluidos nos períodos indicados, utilizar óleos com especificações recomendadas pela montadora e abastecer apenas em postos confiáveis e de boa reputação. Abaixo, explicamos cada um desses pontos — confira!
Manutenção em dia
A começar pela maior solução: a disciplina com os procedimentos preventivos de revisão e manutenção. Ter um veículo é símbolo de autonomia e liberdade, mas principalmente de responsabilidade. Por isso você deve ter atenção com as manutenções e cuidados com sua moto, obedecendo o calendário de revisão e realizando os procedimentos conforme indicado.
Substituição de filtros e fluidos
Os fluidos são essenciais para a durabilidade dos veículos, pois garantem a limpeza e refrigeração do conjunto mecânico. Por isso, é importante respeitar os intervalos para a substituição e reposição dos componentes, garantindo que o motor esteja sempre operando no melhor estado possível — limpo e com todas as condições necessárias para o bom funcionamento.
Utilização de óleos compatíveis
Todo veículo vem com um manual específico, que detalha os principais cuidados, tecnicalidades e especificações do motor. É no manual que você encontrará a recomendação da montadora para os principais cuidados preventivos com a sua moto, desde a dimensão dos pneus adequados até a viscosidade e qualidade (API) do óleo a ser utilizado no conjunto mecânico.
Abastecimento confiável
Como pôde ver, a carbonização ocorre, principalmente, por conta da queima incompleta do combustível durante a combustão. Portanto, a qualidade do combustível que você utiliza também é determinante para evitar esse problema. Para isso, a recomendação é abastecer apenas em postos de absoluta confiança na sua região, evitando a adulteração.
Qual a importância dos bons componentes aos motoqueiros?
Ter uma moto exige uma série de cuidados indispensáveis, ainda mais se você pretende preservar esse veículo. Por isso, é muito importante atentar à qualidade dos componentes que você utiliza no seu dia a dia. Isso vale tanto para as peças e insumos utilizados na moto quanto para os itens que você compra para utilizar durante o deslocamento.
Da mesma forma que peças genuínas garantem desempenho ao veículo, boas peças de vestimenta e proteção aumentam sua segurança e conforto nas estradas. Por isso, convidamos você a conhecer a nossa marca, pois caso não saiba, vale notar que a Pantaneiro é uma das maiores referências em proteção ao motoqueiro no mercado nacional.
Entre capas, botas, conjuntos, jaquetas, perneiras, jardineiras e macacões, a Pantaneiro oferece o lineup mais completo, robusto e confortável de itens para o cotidiano dos motoqueiros. Esteja você a trabalho ou a lazer, com nossas peças você eleva sua proteção, sem abrir mão do conforto e do estilo.
No fim das contas, a carbonização do motor nada mais é do que um problema causado pela negligência de longo prazo. Para evitá-la, basta adotar uma conduta responsável nos cuidados com a moto, mantendo a manutenção em dia, realizando as revisões conforme o calendário, e substituindo e repondo componentes e fluidos conforme necessário.
Agora que você sabe como evitar a carbonização do motor, aproveite para conhecer mais sobre nossa marca e os nossos produtos. Para isso, basta acessar nosso portal e entrar em contato!