Carburador de moto: como saber se está com problema e como regular?

carburador de moto
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As motos podem ser classificadas como um dos principais meios de locomoção do país. Isso se deve às suas varias vantagens, como é o caso da melhor performance de manobras e ultrapassagens nos grandes centros urbanos, menor consumo de combustível e menor custo de manutenção. Por conta disso, vários brasileiros têm ou desejam, algum dia, comprar uma moto.

A esse respeito, ter alguns conhecimentos da mecânica desse veículo pode ajudá-lo a efetuar os procedimentos mais adequados em caso de danos, além de contribuir para que você evite gastar dinheiro em reparos que são desnecessários para o funcionamento dos mecanismos. Quanto às peças de importância do motor, podemos citar o carburador com uma das principais, pois está ligada ao sistema de admissão.

Sendo assim, caso você não tenha conhecimento sobre esse assunto, leia agora mesmo o artigo que preparamos sobre como saber se está com problema e como regular o carburador de moto. Acompanhe!

O que é o carburador de moto e para que serve?

Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre o que é o carburador de moto e para que serve esse componente. Eles foram os primeiros mecanismos de alimentação de combustível da história dos veículos automotores, tendo popularidade até meados dos anos 90.

Para que você possa entender melhor esse assunto, vale comentar que o motor a combustão funciona basicamente por meio da queima de combustível dentro do cilindro. Com a energia proveniente da explosão do combustível, é possível produzir força mecânica necessária para a movimentação dos pistões, que gira o virabrequim e gera o torque ideal para a movimentação da motocicleta.

Você deve estar se perguntando em que parte entra o carburador nessa história. Ele tem a função de fracionar a quantidade correta de ar e combustível ideal para uma queima eficiente. Isso porque a reação química do combustível exige uma quantidade específica e proporcional de oxigênio, que é mediada pelo carburador. Quando essa peça está desregulada há o mau funcionamento do motor.

Pode-se, por exemplo, existir situações onde a quantidade de combustível na mistura está além do valor ideal. Nesse caso, chamamos “mistura rica”. Esse problema gera o depósito de resíduos da queima no pistão e válvulas, além de gerar o “afogamento” do motor.

Por outro lado, a situação em que a quantidade de oxigênio é maior que o normal, chamamos de “mistura pobre”, e essa situação acarreta a perda de potência no motor. Por conta desses fatores é muito importante manter esse sistema bem regulado para que o motor funcione com o máximo de eficiência.

Quais as características do carburador?

Quantos às características do carburador, podemos começar explicando que esse componente é composto de um tubo por onde passa o ar admitido pelo coletor. Em sua conformação estrutural há um estreitamento, possibilitando formar um vácuo que serve para puxar o combustível de um orifício ligado à cuba (reservatório onde fica concentrado o combustível).

Na cuba, temos algumas peças, como giglês, que regulam o orifício de passagem de ar e combustível. Temos também a boia, que realiza o controle de combustível na cuba. Ao acionar o acelerador, a agulha, que tem um formato cônico, sobe e libera a passagem de combustível, que é sugado pelo vácuo produzido no tubo do carburador.

Ao se comparar com os novos mecanismos de admissão, percebe-se que o carburador tem uma mecânica de funcionamento relativamente simples e que, por isso, garante mais facilidade na resolução de problemas.

Como saber quando está com problemas?

Certamente você pode ter enfrentado problemas no carburador, mas por falta de conhecimento não conseguiu diagnosticar o problema. Pois bem, o carburador pode apresentar avarias que estão normalmente ligadas a fatores, como desgaste de peças internas (agulha, boia, giglês etc) e entupimento dos orifícios onde passa o ar e combustível.

Quando há qualquer um dos problemas citados, a moto começa a apresentar falhas no funcionamento. No caso de entupimento de giglê, por exemplo, o motor passa a não responder bem às baixas ou altas rotações, que é quando o seu mecânico relata que a moto está “engasgando”.

Outro problema se dá em virtude da falta de regulagem do carburador. Nesse caso, pode acabar havendo mistura rica ou pobre de combustível, apresentando os sintomas já mencionados. Sendo assim, sempre que você perceber que a moto não está apresentando um funcionamento ideal na marcha lenta, em baixas e em altas rotações, devem ser averiguadas as condições internas dessa peça e a sua regulagem.

Como realizar a regulagem?

Agora que você já sabe o que é o carburador e quais as suas características, é fundamental entender como pode ser feita sua regulagem. Vale lembrar que quanto melhor a regulagem, maior será a performance do motor em virtude de uma boa mistura de ar e combustível.

Sendo assim, o primeiro passo para realizar os ajustes necessários é aquecer o motor, pois fazer a regulagem com o motor frio não proporcionará um resultado eficiente. Dessa forma, ande com a moto por cerca de 5 minutos, que será o suficiente para deixar o motor em uma boa temperatura. Agora sim, você começará o processo de regulagem.

Primeiramente, encontre o parafuso de ar ou de combustível, bem como o parafuso que controla a velocidade de marcha lenta. Vale comentar que o parafuso de combustível normalmente está localizado em uma posição próxima do motor. Quando é efetuado o giro no sentido horário, o carburador fornece uma mistura pobre e o giro contrário favorece uma mistura rica.

Temos também o parafuso que controla a abertura da aleta de ar no tubo. Essa regulagem está intimamente ligada ao cabo do acelerador. Os ajustes devem ser feitos visando alcançar o bom funcionamento na marcha lenta, em baixas e altas rotações.

Portanto, essas foram as principais informações sobre o que é e como regular o carburador de moto. Percebe-se que esse componente possui uma importante função para o funcionamento do motor, por isso deve está sempre em uma regulagem correta para não comprometer a performance da motocicleta.

Gostou do artigo? Então confira também nosso post sobre o que pode estar acontecendo com uma moto falhando.

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