Torque, potência e cilindrada do motor da moto: saiba mais
Você sabia que as motocicletas são o segundo tipo de veículo mais comum no Brasil? Atualmente, são mais de 20 milhões de motos, o que coloca o veículo atrás apenas dos automóveis.
Há diversos fatores que explicam a popularidade das motos em nosso país. O baixo custo de manutenção, a economia de combustível e a agilidade no trânsito são alguns desses aspectos, assim como a sensação de liberdade na hora da pilotagem.
Apesar de ser um veículo tão popular, é comum que, na hora da compra, as pessoas tenham dúvidas a respeito da mecânica e das especificações da moto. Não conhecer essas características pode ser um grande problema, uma vez que um modelo que a princípio parece ideal pode apresentar um desempenho muito aquém do esperado.
Entre as especificidades que mais despertam curiosidade entre os motoqueiros está o torque, a potência e a cilindrada do motor. Se você tem dúvidas quanto a esses assuntos, este post é para você. Continue a leitura para conhecer as diferenças entre essas características e o que levar em consideração ao comprar uma moto!
Entenda o que é torque
O torque nada mais é do que a força gerada pela combustão do motor e sua capacidade de retomar a velocidade do veículo. Ou seja, essa característica define a rapidez da motocicleta em retomar a aceleração.
A grandeza é medida em kfg-m, que significa “quilograma força por metro”. Ela geralmente fica disponível no propulsor por um período determinado, conhecido como faixa de torque.
Como exemplo prático, podemos dizer que o torque é o que faz você se deslocar para trás ao dar a partida na moto. Já em um automóvel, o torque pode ser exemplificado como a força que faz o motorista e os passageiros ficarem grudados no banco ao pisar fundo no acelerador.
O torque é extremamente importante na direção defensiva, pois, em um caso de urgência, o ideal é que o condutor consiga sair com a moto rapidamente. Por isso, o valor é sempre levado em conta para veículos pesados, que exigem maior esforço do motor durante o desenvolvimento da velocidade e em arrancadas.
Para que sua moto tenha o melhor desempenho possível e um baixo consumo de combustível, busque sempre manter o giro do motor na faixa ideal de torque. O número ideal pode ser consultado no manual do veículo.
Saiba o que é potência
Medida por cavalo vapor (cv) — também conhecida pelo termo em inglês, Horse Power (HP) — a potência refere-se à velocidade que a moto consegue alcançar, ou seja, a quantidade de energia gerada pela combustão.
A potência possui um nível máximo, que se dá em uma determinada rotação, e que jamais deve ser ultrapassado. Afinal, se isso acontecer, o motor estará em uma faixa de maior desgaste, além de haver um aumento no consumo de combustível.
Vale destacar que, na prática, toda moto rápida é potente, mas nem todo veículo potente é necessariamente veloz. Isso acontece porque, além de ser usada para desenvolver velocidades altas, a disponibilidade de energia do motor também pode proporcionar maior capacidade de carga para o veículo (como no caso de caminhões e tratores).
Um exemplo disso é a Suzuki Hayabusa, que possui 19 cv, mas atinge velocidades inferiores que a Suzuki GSX-R1000, de 185cv (com indução de ar).
Para descobrir qual é a faixa de potência da sua moto, a orientação é a mesma na hora de descobrir a potência: basta verificar o manual do proprietário do veículo. Com esse conhecimento em mãos, é possível aproveitar ao máximo a moto, sem que haja danos no motor ou aumento no consumo.
Descubra o que é cilindrada
Por fim, temos a cilindrada do motor, que é a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar suportada dentro do cilindro do motor da moto. Assim, podemos dizer que a cilindrada nada mais é do que a dimensão de todos os cilindros, o que depende, ainda, das dimensões internas do motor.
O cilindro é o local onde ocorrem as quatro fases da combustão (compressão, ignição, explosão e escape), que geram força no motor e permitem que o veículo funcione. Além disso, o valor da cilindrada condiz com o volume da câmara de um pistão.
Geralmente, as motos são classificadas levando em consideração essa grandeza. Para que você entenda melhor o conceito de cilindrada, vamos pegar como exemplo um motor monocilíndrico de 150cc. O volume de gás inspirado e expirado a cada voltada do virabrequim é de 150cm³ — valor que pode ser calculado pelo diâmetro e o curso do pistão.
O mesmo serve para os carros, que possuem diversos tipos de motores, como 1.0, 1.6 ou 2.0, por exemplo. Nesse caso, o número é a cilindrada total que o motor do veículo possui.
Veja como levar esses aspectos em consideração ao comprar uma moto
Agora que você entendeu o que é o torque, a potência e a cilindrada do motor, tem todo o conhecimento em mãos para evitar dúvidas no dia a dia. Porém, se na hora de comprar uma moto ainda assim surgir algum questionamento, confira algumas informações cruciais para serem consideradas:
- uma moto com alta cilindrada nem sempre é a mais potente;
- quanto maior o torque, mais rápido o motor responderá às acelerações;
- tanto a potência quanto o toque não são constantes no veículo, ou seja, seus valores variam de acordo com o giro do motor e chegam a números diferentes em cada faixa de rotação;
- se quiser um veículo com maior velocidade final, escolha um com maior potência;
- deseja um modelo com maior retomada de velocidade? Dê preferência àqueles de torque superior.
Em suma, na hora de comprar uma moto, lembre-se de que não é indicado pensar em apenas uma característica, mas, sim, em todas elas — torque, potência e cilindrada do motor. Afinal, todas elas poderão ajudar você durante a pilotagem, garantindo melhor desempenho, economia no consumo e maior velocidade no trânsito.
Quer se aprofundar mais no motor da moto? Então, continue sua visita em nosso blog e confira todas as especificações do motor do veículo e o que elas significam!