7 cuidados com a moto para preservá-la por mais tempo
Graças à sua praticidade, facilidade no deslocamento e preço acessível, as motos são cada vez mais comuns nas cidades, sendo um meio de trabalho para milhões de pessoas. Mas para que o veículo esteja sempre em boas condições e proporcione viagens tranquilas e seguras, é imprescindível adotar alguns cuidados com a moto no dia a dia.
Além de evitar prejuízos financeiros com manutenção, preservar bem a moto faz com que você tenha um melhor preço na hora da revenda e ainda evita que ela deixe-o na mão em um momento de necessidade. E mais: motoqueiros que se preocupam em preservar seu veículo asseguram a longevidade dos equipamentos e garantem uma boa aparência da moto.
Mas, afinal, quais são os cuidados com a moto que todo motoqueiro deve adotar? Preparamos este post com as melhores dicas para que você não enfrente problemas. Vamos lá?
1. Fazer a revisão na data certa
Um dos cuidados mais importantes com a moto é fazer todas as revisões necessárias, especialmente nas datas recomendas pelo fabricante. Assim, você garante que as manutenções e substituições de peças sejam feitas no tempo certo.
Durante a revisão, é possível conferir se todas as partes do veículo estão em suas condições ideais e funcionando bem. É o caso da parte elétrica, nível dos fluidos e estado dos pneus, por exemplo.
Caso perceba que algum item está apresentando um funcionamento diferente ou barulhos estranhos, procure um mecânico o quanto antes para evitar que um pequeno problema se torne grande no futuro.
2. Trocar a marcha no giro certo
Muitos motoqueiros acreditam que forçar o motor significa apenas “esticar as marchas”, ou seja, usá-las em altas rotações por um longo período. No entanto, essa prática é bastante prejudicial para a moto, assim como rodar em rotações muito baixas.
Quem deixa a motor cair de rotação de forma exagerada pode acabar pagando caro, pois isso reduz a durabilidade do veículo. O mesmo ocorre com a rotação alta demais. Portanto, o ideal é nunca abusar dos extremos.
3. Sempre conferir o nível do óleo
A lubrificação correta das partes do motor é imprescindível. Isso porque os motores a combustão contam com diversas peças que se movimentam muito próximas, o que gera um grande atrito entre elas. Então, é necessário seguir as recomendações do fabricante quanto ao prazo correto de lubrificação e o tipo de fluido a ser utilizado.
No entanto, não basta apenas trocar o óleo no prazo recomendado para que tudo fique certo. Como os motores das motos são mais exigidos que os dos carros, o óleo cumpre papel duplo, atuando com a lubrificação e a refrigeração.
Assim, jamais rode com o óleo vencido e fique atento ao nível recomendado. Uma prática que deve ser frequente é verificar se a quantidade do óleo do motor está correta usando a varetinha.
4. Ter atenção aos pneus
É impossível falar em cuidados com a moto, sem abordar a importância de atentar-se aos pneus. Afinal, um simples problema nos pneus é capaz de prejudicar consideravelmente a segurança da sua moto. Saiba o que você deve considerar ao observar os pneus:
- pneus murchos: eles furam facilmente e, se a moto passar por um buraco grande, a estrutura da roda pode ficar comprometida;
- pressão baixa: se você rodar nessa situação, as rodas estarão mais vulneráveis a amassados e quebras;
- cortes, bolhas ou desgastes: essas irregularidades demandam providências imediatas para que você não fique na mão em meio a uma viagem.
Portanto, sempre que for sair com sua moto, observe atentamente como estão os pneus. Além disso, calibre-os semanalmente para prolongar a sua vida útil e faça a troca sempre que for identificado desgaste no item.
5. Lubrificar a corrente
A transmissão secundária da moto é formada pela corrente, a coroa e o pinhão. Esses itens não são eternos, mas podem durar por muitos anos quando você adota os cuidados necessários.
No caso da corrente, é possível garantir a sua vida útil ao utilizar um spray lubrificante. Trata-se de um tipo de óleo ecológico, que adere à superfície da corrente e não vaza durante a pilotagem.
Outra ação importante para aumentar a vida útil da corrente é não deixá-la o tempo todo a céu aberto e mantê-la na tensão correta — nem muito frouxa, nem muito esticada.
6. Não descuidar da limpeza da moto
Se você quer conservar a sua moto por muitos anos e garantir que ela esteja sempre em boas condições, não se esqueça de limpar o veículo. A lavagem pode ser feita apenas com água e sabão, enquanto manchas de óleo e graxa podem ser retiradas com água e querosene. Veja outras dicas na hora da limpeza:
- jatos de água muito fortes diretamente na moto, geralmente impulsionados por compressores e máquinas, não são algo indicado. Isso porque eles podem danificar peças frágeis e arranhar a pintura;
- lembre-se de proteger as partes da moto que não devem ser molhadas antes de jogar água;
- lave o tanque e a carenagem com shampoo neutro e esponja macia;
- evite usar líquido preto nos pneus. Apesar de deixá-los brilhando, esse produto migra para a banda de rodagem e pode deixar a moto escorregadia;
- nas áreas cromadas e de alumínio, passe um polidor de metal. Já nos bancos, passe cera. Esses produtos vão garantir que os acessórios fiquem brilhando;
- após lavar a moto, seque todas as suas partes com uma toalha macia.
7. Usar combustível de qualidade
Apesar do que muitas pessoas pensam, usar um combustível mais barato não é nada vantajoso. Aqui, vale aquele velho ditado: o barato pode acabar saindo caro.
Combustíveis muito baratos geralmente têm procedência duvidosa e podem trazer inúmeros prejuízos, como falhas em sistemas da moto e danos ao motor. Portanto, abasteça apenas em postos credenciados e que disponibilizem o selo da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Seguir todos os cuidados com a moto que apresentamos neste post é imprescindível para que o seu veículo tenha uma maior vida útil. Além disso, lembre-se de que o modo de pilotagem também interfere diretamente na conservação da moto, o que torna necessário seguir orientações como utilizar o freio dianteiro sempre que possível e respeitar a posição correta da pilotagem.
E aí, o que você achou de nosso post? Para continuar conferindo outras dicas importantes para sua pilotagem, siga com a gente e saiba quais são os itens de segurança essenciais para motoqueiros!