6 principais curiosidades sobre motos que você precisa saber
Se você tem moto, provavelmente já percebeu como isso se torna um estilo de vida, pois se trata de um assunto interessante e com uma comunidade muito engajada e ativa. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre as principais curiosidades sobre motos. O nosso objetivo é destacar os principais pontos para quem pretende ingressar nesse universo.
Pois, muito além de serem um meio de transporte econômico e divertido, as motos são veículos diferenciados, que focam muito em liberdade, flexibilidade e autonomia. É por esse motivo, entre tantos outros, que os motoqueiros têm tanta identificação, engajamento e colaboração entre o grupo.
Mesmo que você seja um motoqueiro experiente e de longa data, é possível que você ainda não conheça todas as curiosidades da nossa lista. Aqui, reunimos os destaques mais interessantes, entre recordes, invenções, eventos e detalhes, elencamos os fatos mais curiosos e divertidos sobre a história das duas rodas. Não perca mais tempo e confira!
1. Invenção
É nada mais, nada menos do que o primeiro exemplar funcional do mundo. A primeira moto, como você pode imaginar, estava longe de ser tão eficiente e econômica quanto às soluções de hoje. E, contrariando as percepções do senso comum, a primeira moto não foi japonesa (nacionalidade referencial na categoria), mas, sim, alemã.
Aqui, falamos da Daimler Reitwagen, utilizada pela primeira vez ainda em novembro de 1885, ou seja, há mais de 13 décadas. Aqui vale notar como esse foi um período emblemático para a evolução dos veículos, pois, poucos meses depois, em janeiro de 1886, Carl Benz patenteou o primeiro veículo com motor a combustão por gasolina no mundo.
2. Recordes
Invenções são legais, divertidas e deslumbrantes, mas poucas coisas causam tanta euforia quanto os recordes, os feitos que vão ao limite da condição humana de bravura e razoabilidade. Desde sua invenção, as motos foram veículos criados pensando em maior liberdade, justamente por serem uma evolução natural das bicicletas e seu senso carismático de autonomia.
Por conta desse caráter aventureiro, as motos inspiraram pessoas em todo o mundo a conquistarem grandes feitos, tais como:
- Bill Baxter, que atingiu a maior velocidade (265 km/h) com uma moto comercial (Kawasaki Ninja), mesmo apresentando deficiência visual;
- Rocky Robinson, que atingiu a maior velocidade (634 km/h) em uma moto especialmente desenhada para esse feito;
- Emilio Scotto, que fez a viagem mais longa, com 10 anos de estrada ao longo de mais de 214 países e 700 mil km;
- e Evel Knievel, a lenda das manobras surreais, que fraturou mais de 433 ossos ao longo de sua carreira.
3. Clubes
Quem tem moto já está acostumado à camaradagem da comunidade motociclista. Basta apresentar dificuldades na estrada, com um pneu ou algum componente mecânico, para que outros motoqueiros estacionem para oferecer ajuda e solidariedade. Não por acaso, os motoqueiros constituem alguns dos maiores grupos, eventos e clubes no mundo.
O exemplo mais emblemático disso é o Harley Owners, um grupo exclusivo que, como sugere o nome, inclui todos aqueles que possuem uma Harley. No entanto, você não precisa ter um modelo dessa marca para fazer parte de um grupo, pois toda cidade, grande ou pequena, conta com reuniões, eventos e encontros organizados pelos entusiastas.
4. Esporte
Outro aspecto muito interessante do mundo das motos é o nicho esportivo. Aqui, falamos de todas as categorias possíveis, que em comum compartilham da mesma carga de adrenalina, técnica e aventura. Do MotoGP ao Motocross, existem dezenas de modalidades, que podem ser experimentadas tanto como telespectador como atleta amador.
Mas, aqui, precisamos falar sobre o topo: a Isle of Man Tourist Trophy. Todos os anos, uma pequena ilha europeia se prepara para receber os maiores entusiastas das motos no mundo, para presenciar uma corrida de altíssimo risco, competência, euforia e velocidade. O evento é tão famoso, perigoso e icônico que já inspirou produções próprias, como filmes, documentários e jogos.
5. Celebridades
As duas rodas instiga paixão em pessoas por todo o mundo, o que não deixaria de ser verdade com as celebridades. A Ducati, lendária montadora italiana, já dedicou um lineup inteiro de seus modelos ao titânico Ayrton Senna, que, apesar de ser um ícone máximo no automobilismo, nunca escondeu o fato de que também amava as motocicletas.
Além do esporte, o cinema é um meio repleto de personalidades que gostam desses veículos. Brad Pitt é conhecido por ter uma extensa coleção, inclusive com modelos excêntricos, como uma Ecosse FE Ti à base de titânio. Juntam-se a ele outras figuras conhecidas, como George Clooney e Keanu Reeves – este frequentemente visto nos filmes sobre veículos do tipo.
6. Países
Da mesma forma que a Alemanha é o playground do automobilismo e da engenharia automotiva, o Japão é hoje o paraíso das motocicletas. O país foi o berço para a criação das marcas mais emblemáticas do segmento, tais como Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki. Um detalhe interessante é que isso está muito conectado à história turbulenta do país.
Afinal de contas, o Japão foi uma nação há muito tempo perturbada pelas turbulências da guerra. Por isso, a durabilidade, a economia e o aproveitamento de recursos sempre foram diretrizes na sua engenharia. Foi lá que nasceu o lendário Método de Produção Toyota, que é a base da Metodologia Lean que ajuda empresas a serem mais eficientes em todo o mundo.
No entanto, apesar de o Japão ser o número 1 em produção e cultura motociclista, não dá para negar o trabalho e o legado histórico de outras marcas e nacionalidades no segmento. Os Estados Unidos tiveram uma contribuição titânica na importância da estética e da comunidade, com marcas como Indian e Harley Davidson.
A Alemanha demonstrou ser possível embarcar muita tecnologia aplicada por meio da BMW e de suas naves sobre duas rodas. Já a Itália mostrou ao mundo alguns dos maiores exemplos de estética e performance, com fabricação Ducati. E é justamente essa diversidade cultural que cria um mercado tão potente e divertido.
Como pôde ver, o universo das motos é repleto de curiosidades e feitos — e isso é apenas um dos motivos do companheirismo tão grande nos clubes e encontros de motoqueiros, pois há uma infinidade de experiências e histórias para serem compartilhadas entre os membros.
Agora que você conhece as principais curiosidades das motos, aproveite o momento para receber mais conteúdos do tipo. Para isso, basta acessar e curtir a nossa página no Facebook!