Confira 5 dicas de segurança para pilotar na chuva

dicas de segurança para pilotar na chuva
7 minutos para ler

Quem costuma andar de moto todo dia sabe que qualquer vacilo pode significar uma queda. E se cair aquele temporal, aí é a coisa piora. Por isso, é muito importante conhecer dicas de segurança para pilotar na chuva; afinal, todos querem chegar em casa sãos e salvos para dar um abraço apertado nos filhos e na pessoa amada.

Preparemos este texto para que você garanta muitos desses momentos felizes. Vamos mostrar o porquê de dias chuvosos serem tão perigosos para os motoqueiros, dar 5 dicas de segurança para pilotar na chuva e muito mais!

Por que dias chuvosos são mais perigosos?

Que dias chuvosos são mais perigosos para qualquer motorista — esteja ele em uma moto ou carro — todo mundo já sabe, não é mesmo? Mas por que o risco de acidente aumenta? Existem vários motivos, com destaque para os que vamos mostrar a seguir.

A pista fica mais lisa

O primeiro problema causado pela chuva é que a pista fica muito mais lisa, o que atrapalha o atrito com o solo e afeta a estabilidade da moto. Isso facilita um escorregão ou uma queda, principalmente se o pneu não estiver em boas condições ou estiver com a calibragem errada.

E se o piso for de terra ou perto de uma região que traga muita sujeira para a pista, é ainda pior. Qualquer acelerada mais brusca ou até mesmo uma pequena brecada no momento errado podem complicar a sua vida. E não pense que é preciso muita chuva. Até mesmo uma garoa pode atrapalhar bastante e prejudicar a aderência dos pneus.

A visão é dificultada

Outro problema comum em dias de chuva é a falta de visibilidade. Em um carro, isso já atrapalha bastante, principalmente quando os vidros ficam embaçados. Porém, sempre é possível ligar os equipamentos para reduzir esse problema, como os desembaçadores e os limpadores de para-brisa.

Em uma moto, esses itens não existem, e a viseira do capacete também pode embaçar, assim como acontece com o para-brisa do carro. Além disso, a própria chuva atrapalha, principalmente se ela for forte e contra você. Para piorar, moto não tem limpador de para-brisa, e a névoa gerada pela chuva reduz a distância máxima visível.

O trânsito tende a ficar complicado

Eis outro detalhe que costuma deixar a vida dos motoqueiros mais difícil. Em dias de chuva — principalmente quando ela é forte —, as ruas costumam ficar alagadas. Como resultado, tudo fica lento, os motoristas tendem a se estressar, além de ficarem cansados e pouco pacientes.

É nesse tipo de situação que normalmente os descuidos acontecem e, como dissemos, para quem está de moto, por menor que eles sejam, a consequência pode ser séria. Muitos veículos próximos uns dos outros, pista escorregadia e gente nervosa não são um bom negócio quando o assunto é segurança.

Quais são as 5 dicas de segurança para pilotar na chuva?

Viu o porquê de dias chuvosos serem bastante prejudiciais à segurança dos motoqueiros? Felizmente, dá para evitar muitas situações de risco seguindo algumas práticas bem simples e, melhor, que não custam nada. Continue com a gente e veja 5 dicas de segurança essenciais para pilotar na chuva.

1.   Evite curvas bruscas

Lembra-se quando falamos que, em dias de chuva, a pista fica lisa e escorregadia? Uma brecada mais forte ou até mesmo no local errado pode causar uma queda. Mas não é somente isso! Se você fizer uma curva de forma mais brusca, ou seja, muito rápido, a chance de perder o controle é grande.

Sempre que for entrar em uma curva, reduza a velocidade, seja em dias de chuva ou de tempo bom. Vai desviar de um carro ou fazer uma manobra? Tenha cuidado e lembre-se de que a sua vida está em risco. É melhor demorar um pouco mais e chegar em segurança.

2.   Equilibre a velocidade

Aliás, a dica anterior tem tudo a ver com a próxima: mantenha uma velocidade adequada. Sabemos que a vida de um motoqueiro é difícil e, principalmente quando se trabalha como motoboy, tempo é dinheiro. Entretanto, será que vale a pena se arriscar para fazer mais entregas e acabar se machucando?

Está um belo dia, e a pista traz perfeitas condições? Respeite a velocidade máxima e não corra. Começou a chover? Reduza ainda mais, afinal, com água na pista, tudo fica mais complicado, e o limite de antes já não vale mais. Novamente, tenha calma e preserve a sua segurança.

3.   Preocupe-se com a visibilidade dos retrovisores

Nem sempre o perigo vem da frente. É preciso ficar atento a tudo o que acontece ao seu redor. Uma das dicas de segurança para pilotar na chuva é preocupar-se com a visibilidade dos retrovisores. Se você não consegue enxergar quem está ao seu lado ou atrás, como vai evitar um problema?

Por isso, mantenha os espelhos retrovisores sempre limpos. Existem também alguns produtos que ajudam a escoar a água e melhoram a visibilidade. O bom é que eles não costumam ser caros. Mas lembre-se de não realizar nenhum procedimento de limpeza enquanto estiver pilotando. Pare em um local seguro.

4.   Atente a obstáculos na pista

Veja como uma coisa leva a outra. Lembra-se de quando falamos para evitar curvas bruscas e diminuir a velocidade, bem como sobre a dificuldade em enxergar nos dias chuvosos? Agora, imagine se você precisar desviar de um buraco, com a pista molhada, só conseguir percebê-lo em cima da hora e estiver andando rápido. Será que vai dar para escapar de um tombo?

Além disso, ruas cheias podem esconder alguns perigos, como bueiros abertos, tampas mal fixadas e buracos. Se você não consegue ver, desviar fica ainda mais difícil. Por isso, redobre a atenção em relação a obstáculos e evite regiões que estejam alagadas, mesmo que com pouca água.

5.   Tenha paciência

Quer a dica de ouro para pilotar com segurança em dias de chuva ou em qualquer outro momento? Tenha paciência. Você percebeu que muitas das práticas que mostramos têm relação com o excesso de velocidade e o estresse no trânsito? De que adianta correr e se machucar?

Em dias de chuva, tudo fica mais complicado mesmo, e perder a paciência não vai ajudar em nada. Pelo contrário, você só aumenta a chance de cometer um erro e sofrer um acidente. Respire fundo, vá com calma e lembre-se de que o importante é chegar em casa para abraçar a sua família, não importa quando.

Qual é a importância dos itens de segurança durante as chuvas?

Agora que você já conhece algumas dicas de segurança para pilotar na chuva, é hora de falarmos dos itens de segurança para motoqueiros. Mesmo seguindo todas as dicas, pode acontecer um imprevisto. Usar capacete, luvas, capas de chuva e botas faz toda a diferença, além de reduzir as lesões.

Viu como as dicas de segurança para pilotar na chuva não são difíceis de serem seguidas? Coloque em prática tudo o que aprendeu neste artigo e tenha uma viagem muito mais confortável e segura. Não se arrisque, vá com calma e retorne para o seu lar são e salvo.

Quer conhecer as melhores capas de chuva do mercado? Então, entre em contato agora mesmo com a equipe da Pantaneiro!

Você também pode gostar

Deixe um comentário