Dor no corpo após pilotar? Veja o que fazer para evitar
Muitos motociclistas se dizem relaxados quando estão pilotando. Já outros, sofrem com dores no corpo quando andam de moto, principalmente ao percorrer longas distâncias.
Neste texto, você entenderá como evitar as dores no corpo após pilotar, e assim, você poderá utilizar mais a sua moto sem se preocupar com esse efeito colateral. Tenha uma boa leitura!
Por que pilotar por muitas horas pode gerar dores?
Isso acontece porque a coluna na região lombar acaba sofrendo desvios, pelo piloto ficar longos períodos em uma mesma posição sem um apoio. Essa situação é chamada de lordose.
Com isso, os músculos desse local ficam sobrecarregados, gerando as reações bioquímicas que causam dor e mostram que algo está errado. Mas não são apenas nas costas que podemos ver o impacto disso: é possível sentir dores nos tendões dos dedos, coxa e pescoço.
É importante tomar medidas para diminuir ou acabar com essas dores, já que uma má postura pode ocasionar em problemas mais graves, como hérnia discal lombar, e lesões nos pés e tornozelos ao tombar.
Além disso, é interessante conferir as causas para esse problema, pois apenas a postura pode não ser o causador das dores. A espuma dos bancos também pode influenciar no seu conforto e saúde corporal ao andar de moto.
Quais dores podem aparecer?
Diversos tipos de dores podem aparecer ao pilotar uma moto, já que diversos músculos e locais podem ficar sobrecarregados. Uma delas é a dor torácica, acometendo a região central do peito e na junção das costelas.
Outro tipo de dor bastante comum em quem anda de moto são as dores cervicais, na região atrás do pescoço. Muitas vezes ela é resultado de uma postura incorreta, fazendo com que o local carregue mais peso do que deveria.
A dor lombar também é bastante comum, sendo localizada na região final das costas, também causada por uma má postura ou por desconforto no assento, fazendo com que a região absorva mais impactos.
Também existe a dor ciática, que começa no início da lombar e vai até a parte posterior da perna, também causando formigamentos e dormência na região. Passar muito tempo sobre a moto ou má postura podem ocasionar esse tipo de dor.
Como prevenir as dores no corpo após pilotar?
Apesar da dor no corpo após pilotar ser comum, existem maneiras de evitar com que elas apareçam. Uma delas é se certificar, durante a revisão da moto, de que o assento da moto está com as espumas em dia e absorvendo o impacto da maneira correta.
Além disso, é importante se certificar de que você está pilotando a sua moto na postura correta. Caso tenha dificuldade, você pode utilizar apoios ou coletes que corrigem a postura e podem diminuir a incidência de dores.
Outra dica é deixar as mãos esticadas, para que a coluna fique naturalmente mais reta e perpendicular ao banco da moto. Além disso, a cabeça não deve ficar próxima ao guidão, já que isso acaba curvando as costas.
Caso seja possível, evite passar muito tempo imóvel na moto, principalmente enquanto estiver parado no trânsito. Procure movimentar um pouco as pernas, para que não fiquem muito tempo paradas, o que pode começar a causar dores.
Ter uma direção defensiva também pode ajudar, já que ao ficar mais tranquilo e concentrado, você conseguirá vigiar melhor a sua postura e evitar que o excesso de peso nas costas ou cervical cause desconforto.
Um capacete pesado demais também pode ocasionar dores no pescoço. Por isso, compre itens de segurança para motoqueiros que sejam do tamanho correto para você, e se possível, use-os antes de levá-los para casa.
O que fazer caso as dores apareçam?
Caso você esteja em casa quando as dores aparecerem, a primeira medida é relaxar. É importante que você esteja relaxado, caso o contrário, a tensão poderá até mesmo piorar o seu desconforto.
O calor pode ser um ótimo aliado contra as dores, por isso, um banho quente ou uma compressa de água quente na região relaxará os músculos e diminuirá os efeitos da dor no local.
Existem alguns remédios que podem ser utilizados para dores no corpo, mas é importante evitar ao máximo a automedicação. Sempre converse com o seu médico sobre os tipos que você pode tomar, além dele poder indicar a dose certa.
Além disso, descansar é muito importante. Procure deitar e relaxar por alguns momentos, até que a dor diminua. Na hora de dormir, você pode usar travesseiros e escolher uma posição que deixe você mais calmo.
Uma regra geral, mesmo para quem ainda não está sofrendo com as dores no corpo, é fazer exercícios físicos. Eles auxiliam a manter a sua coluna no lugar e a dar mais resistência ao seu corpo, o que auxilia na absorção de impactos e menos riscos de dores, como câimbras.
Os principais exercícios que podem ser feitos são aqueles que tonificam os músculos das costas, além dos alongamentos, que podem auxiliar naqueles momentos em que o veículo fica parado no trânsito.
A reeducação postural também ajuda a evitar as dores, já que permite com que você naturalmente mantenha uma postura correta e não tenha sobrepeso em nenhuma parte do seu corpo.
Quando é importante procurar um médico?
Caso as dores se mantenham por muito tempo, além de você já ter verificado com que o assento da sua moto esteja em dia, é importante procurar um médico, já que pode existir um outro problema que esteja ocasionando nas dores corporais.
Com ele, você poderá tirar todas as suas dúvidas, como os remédios que poderá tomar, qual a melhor maneira de dirigir, dentre outras informações que poderão auxiliar a resolver o problema.
Um fisioterapeuta poderá indicar alguns exercícios que o ajudarão a diminuir a tensão no corpo, e assim, diminuir os episódios de dores, além de ajudá-lo a manter uma postura correta e a mantê-la enquanto anda de moto.
O acompanhamento médico é sempre importante, já que é uma maneira de tratar rapidamente do problema e evitar com que ele tenha complicações mais graves, que podem inclusive impedi-lo de pilotar por longos períodos.
Portanto, não ignore a sua dor no corpo após pilotar: neste texto, mostramos quais os tipos de dores mais comuns, o que fazer para evitar esse problema e qual o melhor momento para procurar um médico.
Assim, use essas informações para tratar da sua saúde e ter maior conforto ao dirigir, além de evitar complicações que podem impedir você de continuar pilotando.
Você sofre com dores no corpo ao andar de moto? Deixe nos comentários!