Confira 4 dicas para fazer a entrega de comida com eficiência!
Eficiência, segurança e praticidade: esse é o kit de qualidades para quem busca maximizar a produtividade e a renda no fim do mês. Sendo assim, preparamos este conteúdo especial sobre o tema, demonstrando como você pode tornar o seu trabalho ainda mais eficiente!
Para isso, reunimos as principais curiosidades no assunto, apontando o aumento na demanda por entrega de comida no Brasil e as melhores dicas para que você torne a sua rotina ainda mais prática, conciliando a segurança no trânsito com a agilidade nas entregas. Então, não perca tempo e acompanhe!
O crescimento na demanda para a entrega de comida no Brasil
2020 tem sido um ano bem atípico. Por mais que os últimos anos fossem marcados pela popularização dos aplicativos de delivery, em 2020 essa história ganhou um novo tom. Por conta da pandemia e das medidas de distanciamento social, as soluções à distância ganharam o mercado.
Como exemplo, a primeira quinzena de março, que registrou um aumento explosivo de 77% na demanda por entregas de comidas e itens por meio dos aplicativos. Foi nesse cenário que os motoboys se consagraram como os heróis das estradas, atendendo a esse aumento com prontidão.
No entanto, mesmo que a demanda continue em alta e que isso permaneça após a pandemia, há um detalhe que você precisa levar em consideração: o aumento da competitividade! Como você já sabe, muitos desses apps apoiam a distribuição dos serviços sob algum parâmetro de avaliação.
É com isso em mente que você deve adotar dicas para tornar o seu trabalho ainda mais eficiente, pegando mais serviços e atendendo com maior agilidade. Entre o médio e o longo prazo, isso refletirá tanto na sua taxa de avaliação como no volume de entregas disponíveis para o seu trabalho.
As 4 melhores dicas para melhorar a agilidade do seu trabalho
Então, chega o momento de conhecer as nossas dicas! Mas antes, um detalhe: você não deve confundir pressa com agilidade. Na realidade, a pressa tende a prejudicar o seu trabalho, pois faz com que você minimize os riscos, trafegando em maior velocidade, o que, além de gerar multas, pode desencadear uma situação perigosa, como uma queda ou colisão. Agora, vamos às dicas!
1. Escolha a moto certa
Essa é uma dica importante, sobretudo para os leitores que estão iniciando nessa jornada. Hoje em dia, já existem vários modelos especiais para esse tipo de trabalho, pois as montadoras estão acompanhando de perto o aumento de demanda por motos para entrega.
Em nossa visão, uma boa moto para essa atividade deve conciliar economia, segurança e manobrabilidade. Esses filtros restringem as opções aos modelos mais acessíveis do mercado, já equipadas com boas tecnologias de freio e capazes de fazer boas médias de consumo.
Além disso, é importante optar por modelos que sejam adaptáveis aos baús de entregas, que podem ser conseguidos em estabelecimentos terceiros ou diretamente com as plataformas de aplicativo. Com um veículo assim, você está pronto para pegar a estrada.
2. Faça revisões periódicas
A partir do momento em que você começa a utilizar a sua moto para entregas, você assume esse veículo como uma ferramenta de trabalho. Isso significa que a sua responsabilidade com a motocicleta deve ser redobrada, realizando todos os procedimentos de manutenção e revisão conforme programado.
Logicamente, o maior objetivo é garantir a sua segurança. Afinal, essa é a importância da revisão periódica, não só para quem trabalha com entregas, mas para qualquer motociclista. No entanto, para você, a moto é mais do que um meio de locomoção, sendo uma parte fundamental para a sua geração de renda.
É por isso que você não deve negligenciar as datas de manutenção preventiva. Caso não saiba, esse é um procedimento fundamental para visualizar o desgaste nas peças, evitando que problemas aconteçam no futuro. Sendo assim, ignorar os procedimentos preventivos é o tipo de economia que pode sair caro.
3. Adote uma condução defensiva
Nós entendemos que trabalhar com entregas em um regime de oferta e demanda, em que os serviços pulam na tela do seu celular a qualquer momento, pode estimular a pressa e a ansiedade. No entanto, é muito importante que você mantenha uma cabeça calma, tanto por segurança como economia.
Ainda que as motos sejam famosas pelo baixo custo de manutenção e abastecimento, é possível economizar ainda mais por meio de uma pilotagem mais tranquila. Basicamente, isso significa abandonar alguns hábitos no trânsito, como a aceleração com o veículo parado.
Afinal de contas, o consumo de combustível é proporcional ao esforço realizado pelo conjunto mecânico, ou seja, as rotações do motor. Nesse sentido, acelerar com a moto parada equivale a aumentar o consumo da moto, reduzindo a sua renda no fim do mês.
O mesmo vale para esticadas muito longas pela cidade. De uma forma geral, quanto mais rápido você está, mais precisará desacelerar para trazer o veículo a uma velocidade segura para realizar manobras, como o contorno de uma curva.
E quanto mais você desacelera, mais precisará acelerar de novo para retornar a uma boa velocidade. É por isso que é importante adotar um estilo de condução mais estável, evitando abusar das motos na aceleração, e optando por ganhar velocidade de maneira linear, mantendo-se assim pelo maior tempo possível.
Isso faz com que você trabalhe o motor em uma faixa mais moderada de giros, ampliando a economia do seu deslocamento e o seu lucro no fim do mês. Acredite! Esses pequenos detalhes fazem a diferença, ainda mais para quem roda todos os dias.
4. Esteja 100% concentrado no trabalho
A desatenção é um dos principais desafios para o entregador. Além de ser um enorme fator de risco, estar desconcentrado durante as entregas pode fazer com que você cometa erros, gerando atrasos, enganos e equívocos.
No fim das contas, isso pode prejudicar a sua relação, seja com o estabelecimento, o app ou o cliente. Por isso, é interessante desligar as suas notificações de redes sociais durante a sua janela de trabalho.
Assim, quando você sai para pegar a estrada, é para se concentrar de corpo e alma à tarefa, atendendo aos chamados, lendo os detalhes com atenção, acompanhando o GPS sem cometer deslizes e realizando as entregas com objetividade e profissionalismo.
No longo prazo, essa combinação contribuirá na sua avaliação na plataforma, o que possibilitará ganhos maiores, vide as funcionalidades de gorjeta pelo cliente, e a exposição a um maior número de corridas, já que os algoritmos tendem a favorecer os pilotos mais bem avaliados com um maior número de ofertas.
E aí, gostou deste post especial sobre a entrega de comida? Então, aproveite o momento para garantir a sua atualização com mais conteúdos sobre o tema! Para isso, basta seguir as nossas páginas nas redes sociais: nós estamos no Facebook e no Instagram!