Especificações do motor de moto: entenda quais são e o que elas significam

Especificações do motor de moto
6 minutos para ler

As motos fazem parte dos principais meios de transporte nas regiões brasileiras. Sua grande utilidade está atrelada a diversos fatores, como agilidade em locomoção no trânsito, baixo consumo de combustível, economia com manutenção etc.

Esse tipo de veículo também proporciona prazer a muitos motociclistas, que têm a atividade de cuidar e realizar manutenções do veículo como hobby, seja com modelos antigos, seja com as principais novidades no mercado desse segmento.

No entanto, mesmo com essa popularidade, são poucos que têm conhecimento a respeito da mecânica e especificação da sua moto, o que pode ser desvantajoso para o proprietário. Isso porque ter a noção de algumas funções e sistemas, pode fazer você economizar em reparações, aumentar a segurança e até mesmo livrar-se de possíveis apuros em viagens ou no trânsito urbano.

Por isso, é fundamental que o indivíduo possua alguns conhecimentos em assuntos como as especificações do motor de moto. Caso você ainda não esteja por dentro, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o motor da moto. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Cilindradas

Você sabe o que é cilindrada da moto? O termo se refere à dimensão do cilindro do motor onde ocorrem os quatro tempos (compressão, ignição, explosão e escape). Dessa forma, esse valor de cilindrada condiz com o volume da câmara de um pistão.

De maneira prática, vamos pegar como exemplo um motor monocilíndrico de 150cc. Nesse caso, é possível constatar que o volume de gás inspirado e expirado a cada volta do virabrequim é de 150cm3. Para calculá-la é preciso saber o diâmetro e o curso de um pistão, que é sempre trabalhados em milímetros.

Tipo de motor

No mercado de veículos de duas rodas é possível encontrar vários tipos de motores para atender às necessidades de cada cliente. Os modelos se diferenciam em questões relacionadas a potência, torque, consumo de combustível etc. A esse respeito, confira agora os tipos de motores mais comuns!

Monocilíndrico

Esse tipo é um dos mais utilizados nas motos populares do mercado nos dias atuais. Em sua estrutura há apenas um pistão, o que logicamente exige menos peças internas e apresenta um tamanho reduzido. É comumente utilizado em motos de baixa cilindrada por necessitar de menos potência. Esse modelo também costuma ter menor consumo de combustível.

Bicilíndrico

Como o próprio nome já sugere, esse motor trabalha com dois conjuntos de cilindros e pistões. Sua principal qualidade é proporcionar toque em faixas médias de giros, o que significa uma maior estabilidade e conforto. Em termos de estrutura, seus cilindros podem está ordenados em paralelo, em V ou em L.

Por conta da sua alta eficiência em respostas e retomadas, várias empresas ligadas à motovelocidade tem investido nesse modelo, como é o caso da MotoGP.

Tricilíndrico

O motor tricilíndrico não é um dos mais populares. Na verdade, ele e o modelo tetracilíndrico quase não são vistos equipados nas motocicletas. Mesmo assim, algumas indústrias de veículos de duas rodas têm optado por investir no modelo de 3 cilindros, pois ele apresenta um grande performance, conseguindo desenvolver uma rotação maior do que a de um motor bicilíndrico. Comumente são vistos em motocicletas de alto porte e cilindrada.

Ignição

A ignição é uma parte muito importante dentro do ciclo de combustão de um motor. Ela corresponde ao momento de centelha gerada por um componente chamado vela de ignição. Esse processo serve para provocar a combustão da mistura ar e combustível proveniente da etapa de admissão. Dessa forma, o mecanismo de acionamento da vela deve ser bastante preciso para que o start da ignição seja realizado no tempo exato do ciclo.

A esse respeito, quando a moto se encontra “fora do ponto”, que é o descompasso da frequência de ignição da vela dentro do ciclo de combustão, o motor não consegue trabalhar de forma eficiente. Nos dias atuais, os novos modelos de motocicletas contam com sistemas avançados de controle de ignição juntamente ao sistema de injeção eletrônica, o que garante maior performance do motor, bem como maior economia de combustível.

Potência e torque

Outro aspecto do motor que deve se mencionado está ligado aos termos potência e torque. O primeiro se refere à medida de força do motor, ou seja, quanto maior o torque, mais rápido o motor responderá às acelerações. Por isso, esse valor deve ser levado em conta principalmente para veículos de porte pesado que exigem maior esforço do motor em arrancadas e desenvolvimento de velocidade. Sua medida, no Brasil, é trabalhada na unidade kgf.m, que significa quilograma força multiplicado por metro.

Já a potência, em teoria, está relacionada com a capacidade de um sistema de realizar trabalho por tempo de esforço. De forma prática, podemos afirmar que toda moto veloz é potente, mas nem toda motocicleta potente necessariamente é veloz. Isso porque a disponibilidade energética do motor pode ser usada para desenvolver grandes velocidades ou proporcionar maior capacidade de carga para o veículo, como é o caso dos veículos pesados (tratores, caminhões e caminhonetes).

Sua unidade de medida é definida em cavalos ou cv (cavalo vapor). Vale ressaltar que tanto a potência quanto o toque não são constantes em um veículo. Desse modo, eles variam de acordo com o giro do motor, assumindo valores diferentes em cada faixa de rotação.

Taxa de compressão

Já o termo taxa de compressão serve para mensurar quantas vezes a mistura de ar e combustível, em termos de volume foi comprimida dentro da câmara de combustão. Como exemplo, caso a especificação de um motor relate que a taxa de compressão é de 6:1, significa que a mistura ar/combustível admitida no cilindro foi comprimida oito vezes antes da etapa de explosão.

Portanto, essas foram as principais informações acerca das especificações do motor de moto para você aumentar seus conhecimentos sobre os temas relacionados ao funcionamento do motor. Com a compreensão de alguns termos e mecanismos de trabalho desse componente importante da moto, o proprietário consegue melhorar sua noção de cuidado da moto, facilitando os trabalhos de manutenção.

Gostou do artigo e deseja ter acesso a mais temas como esse? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas atualizações!

Você também pode gostar

Deixe um comentário