Faixa Azul SP: confira como funciona

faixa azul sp
6 minutos para ler

Você, motociclista que roda pela capital paulista, já deve ter notado a Faixa Azul que dá preferência aos veículos de duas rodas. Essa motofaixa tem o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na Avenida 23 de Maio e vem causando polêmica desde o início do ano. Nós desenvolvemos este texto para explicar tudo o que é preciso saber sobre a Faixa Azul SP. Confira abaixo o conteúdo completo!

O que é a Faixa Azul SP?

No dia 25 de janeiro de 2022, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inaugurou a Faixa Azul, aproveitando a data comemorativa dos 468 anos de São Paulo. Trata-se de uma passagem destinada a veículos de duas rodas, colocada na Avenida 23 de Maio, começando na Praça da Bandeira e seguindo até o Complexo Viário João Jorge Saad, na direção do Aeroporto de Congonhas.

A Portaria que autorizou a Faixa Azul tem caráter experimental e vale por até um ano, tendo sido publicada no Diário Oficial da União no início de 2022. Em agosto, o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) complementou a autorização anterior, como também definiu mais 14,5 quilômetros de Faixa Azul em três novos trechos, nas avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia, além do percurso Rubem Berta e Bandeirantes.

Devemos lembrar que a utilização de motofaixas já foi desconsiderada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em um boletim técnico de 2018. Durante esse período, a prefeitura havia testado, em outros dois momentos, manter motofaixas no Centro e na Zona Sul da capital, mas tal projeto foi finalizado com a extinção de ambas as faixas em 2012.

Contudo, a CET chega a afirmar que circular entre as faixas de trânsito em alta velocidade é o principal fator que motiva acidentes fatais envolvendo motociclistas. De certa forma, o que se observa é que pilotar entre as faixas de veículos, em alta velocidade ou em condições inadequadas, aumenta fortemente a fragilidade do motociclista e, claro, a gravidade dos acidentes.

Como a Faixa Azul influencia o trânsito de São Paulo?

Segundo os dados da Prefeitura de SP, depois de apenas 3 meses da implantação da Faixa Azul, os congestionamentos caíram cerca de 35%, comparados com o mesmo período em 2019, antes da pandemia.

Esse estudo da Prefeitura demonstrou que, durante o período citado, não houve acidentes graves ou mortes na avenida, graças à implantação da faixa nos pontos entre a praça da Bandeira e o Complexo viário Jorge João Saad. Vale ressaltar que a nova faixa não é exclusiva para motocicletas, nem obrigatória, e com a nova portaria o projeto durará 2 anos.

Ainda segundo a Prefeitura, já nos três primeiros meses de 2022, o trânsito ficou menos lento em percentual de 5,5%, já que as motos não necessitam mais mudar constantemente de faixa após a implantação da faixa exclusiva. Durante o mesmo período, a administração municipal informou que o começo da operação da Faixa Azul reduziu os congestionamentos em 39%, também em relação ao período de 2019.

Quais são os principais benefícios da Faixa Azul?

A Faixa Azul SP foi implantada para organizar melhor o espaço das avenidas. Abaixo listamos suas principais vantagens. Confira!

Conscientização dos motoristas

A primeira grande vantagem de implantar uma Faixa Azul na capital paulista é a conscientização levada para cada motorista sobre o risco da direção irresponsável. Nesse contexto, tanto quem dirige motocicleta quanto automóveis consegue perceber que todos fazem parte de um fluxo que necessita de comunicação e cuidado adequado.

Tanto motociclistas quanto motoristas de veículos maiores devem dirigir defensivamente para que o trânsito flua sem grandes problemas. Ao colocar uma Faixa Azul em uma grande avenida de São Paulo, ambos ficarão mais atentos quanto à direção, principalmente os apressadinhos que gostam de cortar faixas para ganhar tempo.

Organização do espaço

A implantação da Faixa Azul carrega um grande benefício, que é a organização do espaço compartilhado entre motos e carros. Essa vantagem é de grande valor, já que agora motocicletas podem circular em pista destinada a elas para evitar acidentes e agilizar o trânsito.

Todo espaço necessita de organização e a rua não difere, pois antes os motociclistas se aventuravam entre carros, ônibus, caminhões e pedestres, colocando a própria vida e a dos outros em risco. Não é à toa que a qualidade do trânsito já pode ser notada.

Reduzir conflitos entre motoristas e motociclistas

Quando o trânsito é compartilhado entre todas as categorias de veículos, conflitos podem gerar grandes problemas para os envolvidos, tanto legal quanto fisicamente. Por exemplo, cenas de discussões de trânsito entre motoboys e motoristas de veículos maiores, o que diminui bastante quando o espaço é organizado pela Faixa Azul.

Afinal, ninguém gosta de briga, não é mesmo?

Redução de acidentes

Pesquisas citadas anteriormente já sinalizam esse benefício de redução de acidentes. Isso é ótimo, pois feridos e mortos em função de batidas envolvendo motos são um grande problema para a mobilidade urbana. É comum que os gestores públicos gastem tempo com pesquisas para verificar como reduzir os acidentes em avenidas e rodovias. Neste caso, podemos afirmar que a Faixa Azul é um grande sucesso para a segurança no trânsito de SP.

A Faixa Azul foi uma aposta da Prefeitura que deu certo e otimizou a segurança nas avenidas da capital. Agora fica mais seguro sair para fazer entregas e rodar de moto, não é mesmo?

Como utilizar a Faixa Azul em São Paulo?

De acordo com a CET de São Paulo, as motos não podem circular em qualquer velocidade quando estiverem utilizando a Faixa Azul. Dentro ou fora da área delimitada, o limite máximo de velocidade da via deve ser sempre mantido como referência – tratando-se da Avenida 23 de maio, o limite de velocidade é 60 km/h.

Sendo assim, nas horas em que o tráfego de automóveis estiver fluindo de maneira lenta, a CET recomenda que os motociclistas adéquem a velocidade da moto ao ritmo do trânsito. A companhia ainda afirma que, com o fluxo de veículos totalmente parado à frente, as motos não devem ultrapassar 30 km/h.

Você acabou de aprender tudo sobre a Faixa Azul SP e está já pode dar aquele grau nas entregas com mais segurança. Não seja aquela pessoa que dirige de maneira imprudente, dê o seu rolê de maneira consciente e respeitando o direito do próximo.

Você gosta de aprender sobre todo tipo de moto? Então, confira aqui esse post sobre a primeira moto do mundo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário