Por que o freio ABS em motos é a melhor escolha?

freio abs em motos
6 minutos para ler

Você sabe como funcionam os freios ABS em motos? Então, não deixe de ler este artigo, pois nele vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Afinal, um dos componentes mais importantes do sistema de uma motocicleta são os freios, pois estão diferentes relacionados àsegurança do motociclista e das demais pessoas que circulam pela via. No entanto, para garantir que o sistema de frenagem esteja funcionando perfeitamente, é necessário que você leve a sério o cronograma de manutenção. 

Além disso, conhecer e entender como funciona o sistema de freio da suamoto permite que você consiga identificar com facilidade falhas que passariam despercebidas. No caso das motocicletas, por exemplo, existem três tipos de freios que são utilizados: tambor, disco e ABS. Esse último, é considerado mais eficiente, porém é necessário que você saiba como utilizá-lo para extrair o máximo de sua eficiência. 

Por esse motivo, reunimos neste artigo as principais informações sobre o uso do freio ABS em motos. Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!

Como funciona o freio ABS?

O freio ABS (ou Anti-lock Breaking System) é um tipo de frenagem que tem como objetivo evitar o travamento das rodas quando o sistema é acionado reduzindo, assim, os riscos de ocorrer uma derrapagem. Para que isso ocorra, o sistema ABS tem pequenos sensores que são instalados nas rodas da moto. 

Esses sensores têm a capacidade de monitorar a rotação das rodas e transmitir essas informações para o módulo de processamento eletrônico do ABS — localizado entre a pinça e a bomba. Sendo assim, quando os sensores identificam que houve uma desaceleração brusca o módulo automaticamente envia um sinal para as válvulas compensadoras que liberam a pressão de fluido suficiente para reduzir a velocidade sem correr o risco de travar as rodas.

Por ser um sistema de freio mais avançado que os demais, muitos motociclistas não sabem utilizá-lo da forma correta e, por isso, se deparam com situações de risco. Nesse caso, para que o ABS cumpra com seu objetivo é importante que você saiba utilizar os dois freios ao mesmo tempo e, sobretudo, aprenda a dosar a pressão entre o freio dianteiro e o traseiro.

Isso porque quando se utiliza apenas o freio traseiro, ao acionar o sistema de frenagem a moto percorre uma certa distância até a sua parada total aumentando, assim, os riscos de acidentes. Por causa do medo de capotar, grande parte dos motociclistas têm o hábito de utilizar o freio traseiro.

Tendo em vista essa dificuldade de utilizar os dois freios, foi desenvolvido o sistema de frenagem CBS. Esse modelo tem como diferencial a capacidade de distribuir a força da frenagem entre as duas rodas. Assim, o motociclista fica menos exposto aos riscos de acidentes. Por esse motivo, o sistema de freio CBS é muito indicado para motociclistas com pouca experiência.

Por que o freio ABS é a escolha mais segura?

Garantir asegurança enquanto pilota uma moto é fundamental. Por esse motivo, optar por um modelo com o freio ABS é vista como uma boa escolha, pois além de proporcionar mais segurança para o motociclista, esse tipo de frenagem oferece outras vantagens, tais como:

  • evita que as rodas travem;
  • reduz o tempo de frenagem;
  • oferece ganho de controle;
  • garante mais equilíbrio;
  • auxilia na redução de acidentes;
  • monitora a rotação das rodas.

Como utilizar os freios ABS de forma correta?

Para os motociclistas iniciantes, é preciso ter em mente que em uma frenagem em linha reta é muito importante manter a moto na posição vertical (sem inclinação), apontando para a frente enquanto os freios tanto traseiro quanto dianteiro são acionados de forma simultânea. Além disso, conforme o ritmo for diminuindo, é necessário acionar a embreagem e reduzir a marcha até chegar a primeira.

Vale ressaltar que nesse momento não precisa ter medo de utilizar o freio dianteiro. Para garantir sua segurança, aconselhamos que ao passar por uma curva, por exemplo, o sistema de frenagem seja acionado antes de virar.

Para os motoristas mais experientes, ressaltamos a importância de manter a atenção durante as curvas, pois a possibilidade das rodas travarem é maior. Então, para evitar o risco de acidentes é aconselhável não frear em uma curva, mas se existir essa necessidade tenha em mente duas dicas valiosas:

  • em uma curva com condições favoráveis você pode, antes de acionar os freios, endireitar a moto na curva e aplicar as técnicas utilizadas para parar em linha reta;
  • caso não seja possível virar a moto no momento de reduzir a velocidade, os freios devem ser acionados de forma suave.

Além dessas dicas, há outras orientações que ajudam a evitar acidentes durante a frenagem, são elas:

  • permaneça com os pés nas pedaleiras para garantir maior controle;
  • pressione a manete de freio e de embreagem simultaneamente para evitar a perda de equilíbrio;
  • reduza a velocidade ao passar por uma curva;
  • seja sempre cauteloso e faça uso dasboas práticas de direção.

Qual a importância de realizar a manutenção preventiva?

Já imaginou precisar dos freios e perceber que eles não funcionam? Infelizmente essa situação é uma realidade e é mais comum do que muitos imaginam. A principal causa disso é a falta de manutenção preventiva.

A manutenção preventiva visa garantir que a motocicleta esteja sempre em boas condições. Para isso, são feitasrevisões regulares com o objetivo de identificar possíveis falhas e corrigi-las antes que tomem proporções maiores.

Vale ressaltar que além de ser mais eficiente, a manutenção preventiva é mais econômica que a manutenção corretiva, pois quando uma falha mecânica não é solucionada logo no início, tem grandes chances de afetar outros sistemas e causar danos ainda maiores, resultando, assim, no aumento de gastos.

Portanto, essas são as principais informações sobre freio ABS em motos. Apesar de ser um sistema que oferece mais segurança para o motociclista, é necessário fazer uso das boas práticas de direção e, sobretudo, manter o cronograma de revisões em dia.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, confiraquais são as principais diferenças entre freio ABS e CBS.

Você também pode gostar

Deixe um comentário