Aprenda como fazer a higienização de capacete de forma correta

higienização de capacete
6 minutos para ler

O capacete é um item obrigatório aos motociclistas, tanto que são cobrados bons valores de multas para aqueles que os esquecem, independentemente de serem os condutores ou de estarem na garupa.

Neste texto, você entenderá qual a importância da higienização do capacete, como fazer a limpeza correta desse equipamento e qual o melhor momento para realizar a troca. Vamos lá?

Por que é importante higienizar o capacete?

É muito importante que não apenas a moto, mas os demais equipamentos utilizados também estejam limpos. O capacete vai diretamente na sua cabeça, e utilizá-lo sujo implicará no acúmulo de impurezas para seu rosto e cabelos.

O interior do capacete pode acumular micro-organismos, em razão do calor e umidade do local. Isso pode fazer muito mal à saúde do piloto ou garupa, principalmente ocasionando problemas respiratórios e alergias.

Além disso, o capacete é um dos itens de destaque quando estamos andando de moto. Por isso, mantê-lo sujo não causa uma boa imagem. Logo, gaste um curto período da sua semana para realizar a limpeza desse equipamento que faz parte dos itens de segurança para motoqueiros.

Tão importante quanto higienizar o capacete, é fazer essa atividade da maneira correta, no período recomendado e com os produtos corretos. Isso não apenas evita os problemas citados, como também prolonga a vida útil do seu equipamento.

De quanto em quanto tempo fazer essa higienização?

A melhor frequência para realizar a limpeza do capacete é uma vez por semana, principalmente para quem o utiliza todos os dias. Caso não queira fazer essa limpeza tão frequente, pode investir em mais de um capacete e revezar o uso.

De maneira geral, o período correto é determinado pela frequência com a qual você utiliza o item, ou quando você achar que ele precisa de uma limpeza a mais. Se você costuma guardá-lo em um local que acumula muita poeira (mesmo não sendo recomendado), também precisará de uma frequência maior de manutenção.

Como higienizar corretamente?

Agora que você já entendeu qual a frequência ideal para limpar seu capacete, é hora de entender como fazer essa atividade corretamente para não causar danos ao equipamento.

O primeiro passo é descobrir se seu capacete conta com um forro removível ou fixo, já que a limpeza em cada um dos dois casos é diferenciada. Veja a seguir como limpar cada um dos modelos.

Forro removível

No caso de capacetes com forro removível, é preciso retirá-lo e lavá-lo com as próprias mãos, utilizando água morna e detergente neutro ou shampoo infantil. Após isso, deixe-o secar em um local com sombra e bem ventilado.

Forro fixo

Já para os capacetes com forro fixo, é necessário utilizar um pano molhando em água morna e shampoo infantil ou detergente neutro. É necessário limpar todo o interior do capacete.

Na hora de secar, deixe-o com o casco virado para baixo e na sombra. Evite deixar o equipamento no sol ou utilizar um secador de cabelos para agilizar o processo, já que as altas temperaturas podem danificar o capacete.

Limpeza externa

A parte externa do seu capacete também precisa ser limpa, afinal, ela está em constante contato com poeira e outros tipos de sujeira que podem ficar no seu equipamento.

A higienização é feita utilizando água e sabão neutro. Além disso, é importante dar um polimento para a viseira e aplicar cera no casco para que a tintura continue bonita e tenha maior durabilidade.

Caso seu capacete esteja com alguma ranhura, é interessante utilizar uma escova de dentes para limpar o local e conseguir alcançar as impurezas que estejam dentro desses espaços.

Nas partes articuladas, lubrifique-as com silicone ou WD40 para não perder seu movimento ou quebrarem com maior facilidade, caso sejam utilizas com frequência, como para levantar e abaixar a viseira enquanto pilota ou está parado(a).

Independentemente do capacete, não é recomendado mergulhá-lo na água, já que ela poderá entrar no interior do capacete, danificando os componentes de metal que fazem parte da sua estrutura.

Quais as consequências de não higienizar o capacete?

Como dissemos, com a higienização incorreta ou pouco frequente do capacete pode ocorrer o acúmulo de sujeira, micro-organismos e bactérias no seu interior, que podem causar problemas respiratórios, alergias e micoses, tanto para você quanto para quem estiver na garupa.

Por isso, é importante manter sua moto, roupas de pilotagem e capacete bem limpos, para que você não coloque em risco a eficiência e segurança desses materiais, além de manter uma boa saúde.

Para facilitar a limpeza, você poderá separar dias específicos para a limpeza dos equipamentos. Assim, conseguirá se organizar e não se esquecer de fazer essa simples manutenção, já que o processo costuma ser bem rápido.

Qual a periodicidade ideal para trocar o equipamento?

Mesmo limpando corretamente, um capacete não dura para sempre. Por isso, é importante saber qual a hora certa de trocar por um modelo novo e, assim, continuar seguro ao trafegar na cidade ou na estrada.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não tem uma norma que indica qual o período ideal para a troca de um capacete. Entretanto, o que se sabe é que o ideal é que ele seja trocado a cada três anos.

A imprecisão no período de troca acontece porque o capacete não é considerado um item perecível, já que seus componentes demoram muito tempo para se deteriorar. Entretanto, as espumas que ficam em seu interior perdem densidade.

Sua cunha de proteção também começa a se deformar com o tempo, não conseguindo mais absorver tanto impacto como antes. Uma dica para ter uma noção de quando trocar seu equipamento é verificando em um selo em sua parte interna.

Eles são colocados pela fabricante e contam com a informação de quanto tempo o capacete conseguirá promover a proteção esperada pelo motorista e, após esse tempo, é indicada uma troca.

É importante que esse selo esteja presente no capacete, já que ele mostra que foi criado por uma empresa responsável. Além disso, pesquisar por dicas de seguranças para motoqueiros referentes às roupas utilizadas pode auxiliar a reconhecer se uma vestimenta é mesmo de qualidade.

Enfim, conseguiu entender a importância de limpar seu capacete corretamente e qual é o melhor momento para fazer a troca do equipamento? Ao seguir essas informações, você terá um equipamento limpo, seguro e que não ocasionará doenças quem o estiver utilizando.

Curta a nossa página no Facebook e confira os conteúdos exclusivos que postamos por lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário