Moto elétrica: entenda como funciona
Nos últimos anos, os veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais as ruas pelo mundo. Isso se deve, sobretudo, ao seu caráter sustentável e à capacidade dos modelos de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Para se ter uma ideia, muitos países já desenvolveram planos para deixar de produzir carros a combustão em um futuro próximo.
Além dos automóveis, as motos elétricas também vêm se tornando bastante populares. Como o próprio nome sugere, esses veículos são movidos a energia elétrica proveniente de uma ou duas baterias, que deve ser recarregada regularmente.
Apesar de cada vez mais comuns nas ruas brasileiras, as motos elétricas ainda despertam muitas dúvidas entre os motociclistas. Esse é seu caso? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira as principais informações sobre o assunto!
Quais são as principais características da moto elétrica?
A principal característica da moto elétrica é que, ao contrário dos veículos à combustão — que utilizam gasolina e são classificados por cilindrada (CC) ou cavalos de potência (CV) —, ela usa energia elétrica para funcionar. Por isso, é classificada pela potência do seu motor elétrico, medido em watts (W).
Outro aspecto importante nos modelos elétricos é que a capacidade da bateria é mensurada em ampère-hora (AH) ou watt-hora (WH), o que impacta diretamente a autonomia da moto. Nas motos convencionais, isso corresponde à capacidade de um tanque de gasolina.
Em relação à sua composição, a moto elétrica conta com um motor elétrico no lugar de um motor a combustão interna, assim como uma ou duas baterias (geralmente de íon-lítio ou chumbo) no lugar dos tanques.
Quando o condutor dá a ignição, a energia flui da bateria para o motor, que a transfere para a roda dentada, acionando a correia e permitindo o movimento da moto.
Quantos quilômetros faz o veículo?
O desempenho das motos elétricas ainda é limitado se comparadas a modelos à combustão. Isso se deve, principalmente, ao tamanho das baterias, que tendem a ser grandes e pesadas, além de fatores como calor, transporte de carga e aceleração constante, que também podem impactar a autonomia.
Em geral, é possível encontrar no mercado modelos que contam com uma autonomia de 50 km a 150 km. Mesmo as motos mais potentes — como a Harley Davidson Live Wire, que vai de 0 a 97 km/h em apenas 3 segundos — tem um alcance de 235 km.
Essa limitação não é uma grande preocupação nas grandes cidades. Afinal, em áreas urbanas a pilotagem é feita em percursos de menos de 100 km. Porém, pode ser um problema para quem deseja viajar por percursos mais longos.
Quais são suas principais vantagens e desvantagens?
Motociclistas que decidem ser proprietários de uma moto elétrica poderão contar com inúmeras vantagens no dia a dia. No entanto, também há desvantagens que devem ser consideradas com atenção. Abaixo, listamos os principais pontos positivos e negativos dos veículos elétricos.
Economia
O principal benefício do modelo é o fato de ele ser mais econômico do que veículos a combustão. Isso ocorre porque o motor elétrico gasta menos energia que os de combustíveis fósseis, além de não exigir a troca frequente de itens como filtros, óleo e velas de ignição. Consequentemente, você irá gastar menos com manutenção.
Os impostos cobrados para quem tem uma motocicleta elétrica também são menores, pois há uma política que incentiva o uso de veículos que não emitem gases poluentes e baixa o valor das taxas.
Abastecimento
Se você optar por uma moto elétrica, esqueça a rotina de ir até um posto de gasolina diariamente e enfrentar horas em uma fila para abastecer. Para recarregar a bateria da moto, basta recorrer a uma fonte de energia elétrica, seja em sua própria casa, seja no trabalho ou na rua.
No entanto, o tempo de carregamento da bateria pode ser um empecilho. Em média, são necessárias seis horas para recarregar completamente a bateria. A boa notícia é que esse tempo pode ser reduzido pela metade com um carregador potente.
Pilotagem silenciosa
A poluição sonora é algo frequente nas grandes cidades, ocorrendo principalmente em razão do grande número de veículos nas ruas. A boa notícia é que os motores elétricos são bastante silenciosos e proporcionam maior conforto acústico no trânsito.
Apesar de este ser um ponto positivo, pode ser um problema para os pedestres. Afinal, eles não conseguem identificar quando um modelo elétrico está se aproximando, o que pode aumentar as chances de acidentes.
Preço
Quando o assunto são desvantagens da moto elétrica, o preço é um dos principais. Como se trata de um veículo moderno e com alta tecnologia embarcada, ele tende a ser mais caro do que as motos convencionais. Além disso, é necessário trocar a bateria regularmente (em média, a cada cinco anos).
Por outro lado, com a popularização desses modelos, a tendência é que os preços caiam em um futuro próximo. E como já abordamos, o preço alto de aquisição geralmente compensa graças à manutenção muito mais barata.
Velocidade
Este é um aspecto que não agrada muito aos amantes de aventuras. Em comparação às motos movidas a combustíveis fósseis, os modelos elétricos atingem uma velocidade muito menor. Com isso, vai levar mais tempo para que você chegue ao seu destino.
Afinal, vale a pena comprar uma moto elétrica?
Se no passado a moto elétrica era considerada uma tendência para o futuro, hoje ela já é uma realidade. E como há um esforço cada vez maior dos países por buscar soluções que promovam maior sustentabilidade e mobilidade nas grandes cidades, a expectativa é que ela se torne cada vez mais popular.
O baixo desempenho, a dificuldade em encontrar pontos de recarga e o preço alto ainda são aspectos que pesam na hora de comprar uma moto elétrica, mas que devem ser solucionados em breve. Mas para quem pretende utilizar o veículo somente para andar na cidade, ela representa uma ótima opção, pois vai oferecer muito mais economia no dia a dia.
Gostou de saber mais sobre a moto elétrica e seus principais diferenciais? Então, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e levar essas informações também para seus amigos!