Moto falhando: entenda o que pode ser

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Se você perguntar a qualquer mecânico qual é o principal problema relatado pelos motoqueiros nas oficinas, sem dúvida um dos mais comuns será o motor da moto falhando. A verdade é que esse tipo de problema pode ocorrer devido a diversos fatores, o que acaba deixando muitas pessoas em dúvida.

Por isso, é essencial ficar por dentro dos problemas mais comuns das falhas do motor e aos sinais que indicam que isso está ocorrendo. Assim, você pode ter uma noção do motivo do problema e explicar a situação ao mecânico com mais clareza quando procurar uma oficina.

Para ajudá-lo nesse momento, preparamos este artigo com as principais causas do motor da moto falhando. Acompanhe!

Entupimento no carburador

Se o veículo está falhando quando você acelera, pode ser que o carburador esteja muito sujo e entupido. Isso é muito comum hoje em dia, pois os carburadores não estão preparados para os combustíveis usados atualmente e a maioria das pessoas se esquece desse equipamento.

Para resolver o problema, é necessário desmontar o carburador e limpá-lo. A recomendação é fazer a limpeza, em média, a cada seis meses, momento em que o mecânico também deve observar se há corrosões internas, ressecamento das juntas e do diafragma, entre outros problemas.

Bico injetor sujo

Outro item da moto que também pode ser prejudicado pela sujeira são os injetores. Nessas situações, além de falhas na aceleração, também pode haver aumento do gasto de combustível.

A solução para o bico injetor sujo é utilizar um aditivo de qualidade, que pode ser comprado em lojas especializadas. O produto deve ser colocado junto ao combustível de acordo com as instruções do fabricante.

Vazamento de vácuo

O motor da moto falhando poder ter outro grande culpado: a entrada de ar em lugares onde não deveria. Esse tipo de problema é causado por defeitos nas juntas ou rachaduras nos conectores, o que provoca a perda de potência ao acelerar o veículo.

Um reflexo dessa situação é o chamado vazamento de vácuo, que nada mais é do que o excesso de ar à mistura ar-combustível durante a combustão. Com mais ar do que combustível, o motor acaba não funcionando direito.

Para solucionar o vazamento de vácuo, é necessário que todas as peças que abordamos acima sejam verificadas, de modo a identificar onde o ar está passando em excesso.

Folga no cabo do acelerador

Este cabo conecta o acelerador da moto com o carburador, tendo a função de informar, junto ao carburador e ao corpo de borboletas, o tamanho da abertura da válvula borboleta e quando ela precisa ser fechada. Isso depende da velocidade que o motorista vai percorrer.

Quando há uma folga excessiva no cabo do acelerador, a capacidade de abrir a válvula borboleta é reduzida. Assim, haverá uma mistura irregular de combustível e ar, o que leva ao motor da moto falhando.

Para que não haja folga, um mecânico deve apertar a porca localizada acima do botão conectado ao carburador, na extremidade do cabo do acelerador.

Motor dessincronizado

Quando há uma dessincronização no motor, ocorre um atraso no disparo da vela de ignição. Dessa forma, o disparo não será feito no tempo certo e a moto não vai acelerar de maneira adequada.

Entre os motivos para a dessincronização estão defeitos no sistema de sincronização mecânico e falhas no sistema elétrico. Além disso, o problema também pode ocorrer quando alguém sem o conhecimento necessário tenta fazer reparos na sincronia.

A falta de sincronia do motor é um problema muito complexo de ser resolvido e jamais deve ser feito pelo próprio motoqueiro. A orientação é levar o veículo a um mecânico que entende do assunto para fazer o conserto.

Problemas nas velas de ignição

Outra hipótese possível para que haja uma falha no motor é o estrago ou a deterioração das velas de ignição — ou “vela”, caso a moto seja de baixa cilindrada.

Responsável pela condução da corrente elétrica para dentro da câmara de combustão, a vela transforma a voltagem elétrica na faísca que gera a reação ar-combustível. Ou seja, se esse item não estiver em bom estado, o veículo pode não funcionar corretamente ou até mesmo não ligar.

Outras consequências dos problemas na vela de ignição incluem o aumento do consumo de combustível e uma maior emissão de poluentes.

Excesso de combustível

Lembra quando falamos do vazamento de vácuo, que traz problemas por fazer com que haja mais ar do que combustível na moto? Pois saiba que o contrário também é prejudicial — com muita gasolina na mistura, o motor da moto acaba falhando.

Deixar a partida acionada é o principal motivo desse excesso, pois isso faz com que a proporção de combustível seja maior do que o desejado. Assim, um ponto a ser observado caso ocorra uma falha no motor é verificar se você não deixou o starter aberto.

Bomba de combustível com problema

As falhas no motor da motocicleta em determinadas rotações também podem ser ocasionadas pela presença de defeito ou sujeira na bomba de combustível, assim como pela falta de pressão. Quando isso ocorre, o bombeamento do combustível para o eletro-injetor é impossibilitado, e a solução é realizar a troca do atuador da bomba.

Mapa da ECU corrompido

ECU é a sigla para Engine Control Unit, nome técnico do que conhecemos tradicionalmente como módulo de injeção. Um problema na programação faz com que o bico injetor receba pulsos incorretos, causando a falha no funcionamento da moto. Para corrigir esse problema, é necessário reparar ou trocar a ECU.

Como você conferiu em nosso post, diversos problemas podem contribuir para o motor da moto falhando. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, lembre-se de que é essencial procurar um mecânico de confiança para que seja feita a verificação, diagnóstico e manutenção dos problemas.

Afinal, se uma pessoa sem as habilidades necessárias mexe no veículo, uma simples falha pode se agravar e se tornar muito mais séria. E isso pode trazer diversas consequências, desde o aumento de despesas até o comprometimento de sua segurança na pilotagem.

Uma das formas de evitar que os problemas se intensifiquem é manter a revisão da moto em dia. Quer conferir mais informações sobre o tema? Saiba quando fazer a revisão e quais são os itens essenciais!

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