Como escolher a moto ideal para trabalhar com entregas? Entenda aqui
Com a popularização dos aplicativos de delivery, muitas pessoas têm investido no trabalho de entregador como uma fonte de renda extra ou, até mesmo, integral para si e sua família.
Assim, daremos algumas dicas de como escolher a moto ideal para esse serviço, e, assim, conseguir ser mais eficiente e ter sucesso nessa função.
Quais são os principais tipos de moto?
O primeiro passo para escolher a moto ideal é conhecer os principais modelos do mercado que podem ser úteis nessa profissão. A seguir, você conhecerá melhor cada um deles.
Honda Biz
A Biz é uma das motos mais populares no país, principalmente por seu preço e tamanho pequeno, ótima para quem está começando a pilotar ou não tem muita verba para investir em uma moto.
Ela é uma boa opção para quem quer investir em delivery, já que é possível levar encomendas menores nas tradicionais mochilas de entrega, além de ter um pequeno espaço de armazenamento embaixo do seu banco.
Seu motor é de quatro tempos e um cilindro, além de ter cárter úmido. Sua potência é de 9,2 cv e 7.500 RPM. Com relação ao torque, é possível ter o torque máximo de 1,04 kgf.m a 3.500RPM.
Honda CG Titan 160
Outro modelo bastante comum é a Honda CG Titan, com uma proposta um pouco diferente da Honda Biz. Os preços são bem em conta, sendo que a CG 160 Fan é encontrada por R$ 7.990,00, em média.
O modelo titan está na faixa de R$ 9.290,00. Com relação às suas características, ela tem um motor de 162,7 cm³ monocilíndrico, com um sistema de quatro tempos. Sua potência é de 14,9 cv com gasolina e de 15,1 cv com etanol.
Quanto ao torque, é possível conseguir 8.000 rpm, e 1,40 kgfm e 1,54 kgfm, além de 6.000 rpm. Também é uma ótima opção para quem deseja começar a trabalhar com delivery.
Yamaha YBR 125
Esse é um modelo de motocicleta leve fabricado pela Yamaha. O modelo conta com um bom custo-benefício, além de poder contar com uma moto potente e que não vai deixar o piloto na mão na hora de fazer as entregas.
Em muitas concessionárias, ela é um dos modelos mais vendidos. Isso se dá em razão de seu motor de quatro tempos e um cilindro, o que dá uma potência máxima de 10,2 cv a 7.800 RPM.
Além disso, ela conta com um torque de 1,13 kgf.m a 6.000 RPM. Sua suspensão é tida com um garfo telescópico, curso de 120mm e sem ajustes. Suas rodas são de 18 polegadas, liga leve.
Como escolher a moto ideal para trabalhar com entregas?
Agora que você conheceu alguns dos modelos mais comuns e populares de motos no Brasil, que são comumente usadas para fazer delivery, está na hora de entender que outros aspectos devem ser levados em conta na hora de fazer essa escolha.
Leve em conta os custos adicionais
Ao comprar uma moto, não é apenas seu valor de compra que precisa ser levado em conta, mas os custos adicionais que ela implica, como sua documentação, IPVA, gastos com manutenção, dentre outros tipos.
Caso você opte por comprar um modelo usado, por exemplo, ainda terá avaliar os gastos com reparos que poderão ser feitos, ou modificações que poderão te ajudar no trabalho de delivery.
Se o custo for muito alto, pode não valer a pena, por isso, escolha um modelo de moto que permita uma manutenção mais barata, além de avaliar se vale a pena pegar um veículo novo ou usado.
Escolha um modelo econômico.
É importante escolher uma moto que tenha um bom custo-benefício, já que não é necessário investir em um modelo muito caro para começar na profissão de entregador de alimentos e itens.
O mais importante é que a moto seja segura e que você consiga utilizá-la sem maiores problemas. Além disso, ela precisa ter pouco consumo de gasolina, para que os gastos não fiquem altos no final do mês.
É importante fazer pesquisas e escolher o modelo que melhor se adapta a essas características, bem como as suas exigências particulares. Assim, você encontrará a moto ideal e poderá começar o quanto antes a trabalhar.
Como e quando fazer a revisão da moto?
Tão importante quanto comprar a melhor moto é cuidar dela da melhor maneira possível, só assim ela terá longa durabilidade e menos chances de apresentar prolemas enquanto você a utiliza.
A revisão de moto é uma etapa muito importante, porque por meio dela são encontrados possíveis problemas ou defeitos já existentes na moto, o que permite a realização de reparos antes que algo mais grave aconteça.
Caso contrário, seu veículo poderá parar de funcionar ou fazer com que você se envolva em acidentes que possam colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas, além da integridade da sua entrega.
Na revisão, é preciso avaliar alguns componentes-chaves que podem ocasionalmente apresentar problemas, como cabos, pneus, motores etc. O ideal é que esse procedimento seja feito 6 meses após a compra da moto, ou se completados 1.000 km rodados. Conforme o tempo de uso, a revisão vai aumentando progressivamente.
Outro equipamento com o qual você precisa se certificar de que foi devidamente revisado são os freios (sendo os freios ABS os mais indicados), já que são eles que garantirão sua segurança durante uma freada brusca, evitando acidentes, quedas e outros problemas.
Quando uma peça de uma moto apresenta um defeito e precisa ser trocada, seu preço pode variar com relação à facilidade com que os mecânicos podem encontrar essa peça para reposição.
Por isso, é interessante investir em modelos de motos mais populares, já que seu preço de manutenção é menor, além de terem mais profissionais no mercado que saberão consertá-la e fazer uma revisão eficiente.
Portanto, agora você já sabe como escolher a moto ideal para seu serviço de delivery, a um bom custo-benefício, considerando segurança e resistência, para que você trabalhe da melhor maneira possível e consiga obter mais resultados como entregador.
Gostou do texto? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros futuros entregadores a escolherem sua moto para trabalhar!