O que considerar na hora de escolher uma moto para entrega?
Como o trânsito nas grandes cidades está cada vez mais caótico e o número de carros nas ruas cresce a cada dia, comprar uma motocicleta é uma ótima opção. Afinal, esse veículo é rápido, econômico e, principalmente, garante uma renda extra com o serviço de entregas.
Se esse é seu caso, acalme-se, pois decidir qual moto adquirir é só o primeiro passo — é preciso estar atento para comprar o modelo mais adequado às suas necessidades e não se arrepender no futuro.
Sabemos que escolher a moto para entrega ideal não é fácil, mas com as orientações certas sua decisão poderá ser feita sem problemas. Continue a leitura deste post e veja as principais dicas que vão ajudar você a optar pelo modelo perfeito!
Quais são os tipos de moto para entrega?
Como você vai utilizar o veículo para trabalhar, o ideal é que ele seja mais simples, econômico e tenha um consumo baixo de combustível — elementos essenciais para uma moto que será utilizada diariamente.
Outro ponto para se ter atenção é que você deve escolher uma moto já testada antes por outras empresas de entrega. Não vale a pena arriscar sua segurança com um modelo que nunca passou por essa experiência e, talvez, não aguente bem o dia a dia das entregas, certo?
Entre as motos para entrega preferidas das empresas estão as com cilindrada entre 125cc e 160cc, que aguentam circular pelas cidades de forma intensa. É o caso da Yamaha YBR e dos modelos Honda da família CG, que contam com um ótimo custo-benefício. Além disso, essas motocicletas já são modelos consagradas, contam com manutenção barata e possuem aceitação alta no mercado.
O que considerar na hora de escolher uma moto para entrega?
Agora chegou o momento mais importante em sua jornada pela moto perfeita: a escolha do modelo. Acompanhe, a seguir, os principais aspectos a se considerar.
Porte da moto
Como você vai dividir espaço na rua com um grande número de carros e o tempo de trajeto é algo essencial na hora de realizar entregas, o porte da moto é um aspecto muito importante a ser considerado.
No trânsito das grandes cidades, os modelos ideais são os de pequeno e médio porte, já que eles oferecem mais agilidade e praticidade ao motoboy. Seja na hora de mudar de faixa, trafegar por corredores estreitos, seja sair na frente do semáforo, essas motos são fáceis de ser manobradas e vão ajudar você a fazer a entrega o mais rápido possível.
Peso da moto
O veículo é pesado demais? É melhor considerar outras opções, já que uma moto para entrega com muito peso significa um consumo maior no dia a dia. Por outro lado, as motocicletas mais leves garantem entregas rápidas e ainda são mais econômicas.
Mas é bom ficar atento quando o assunto é o peso, pois de nada adianta ter um veículo leve demais se ele vai comprometer a estabilidade do motociclista ou não suporta seu peso mais a carga. Assim, compare o peso dos modelos e veja qual terá uma boa vida útil com as entregas.
Tipo de trajeto que a moto irá percorrer
Não é incomum que uma empresa de entregas seja acionada para locais em que não haja asfalto, mas, sim, chão de terra. Nesse caso, é fundamental que sua motocicleta esteja preparada para o trabalho, pois você não vai querer enfrentar um imprevisto, não é mesmo?
Dessa forma, é muito importante que você saiba qual tipo de trajeto seu veículo irá percorrer. Em áreas com muitos trechos de asfalto e poucos buracos, por exemplo, uma moto tipo city vai atender bastante bem, já que ela garante um conforto maior nesses locais.
Mas vamos combinar: asfaltos de péssima qualidade e buracos são a realidade da maioria das cidades brasileiras. Nesse caso, o recomendado é que a moto para motoboys seja do tipo trail, que tem suspensão elevada e é mais resistente nesses cenários.
Consumo médio de combustível
Como você não vai querer atrasar as entregas, ficar preso no meio do caminho e nem arcar com valores exorbitantes em combustível, o consumo é outra questão de grande importância na hora de adquirir uma moto.
Aqui, a dica é optar por modelos com sistema de injeção eletrônica, que apresentam um desempenho muito melhor que as motos com carburadores e garantem um baixo consumo de combustível.
As motos com versões flex também chamam a atenção, pois elas podem ser abastecidas com etanol e contribuem para que você tenha mais autonomia. Aqui, o importante é que potência, desempenho e economia andem juntos.
Custo de manutenção
Revisões, peças, óleo, pneus… tudo isso custa dinheiro e pode resultar em uma grande dor de cabeça caso você não saiba de antemão qual é o real custo de manutenção de sua moto para entrega.
Assim, pense sempre em longo prazo, fazendo uma pesquisa de mercado em relação aos valores das peças, o custo das revisões e se existem oficinais capazes de atender suas demandas. Afinal, desgastes em peças e a manutenção são fatos inevitáveis, e tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis na hora de escolher o modelo ideal.
Quais são os cuidados que devem ser tomados nesta escolha?
Para que você tenha uma boa relação-custo benefício, separamos outras dicas essenciais na hora de comprar sua moto para entrega. Confira:
- se for escolher um modelo de alta cilindrada, lembre-se de que isso significa um preço maior;
- fique atento aos componentes da moto: é possível optar por diferentes tipos de freios, rodas e pneus, assim como versões com alarme, para-brisa tipo bolha e antena corta-pipa, por exemplo;
- a corrente de transmissão das motos de baixa cilindrada fica exposta ao ambiente, podendo acumular lama ou molhar. Por isso, nesses modelos a lubrificação deve estar sempre em dia.
Como você pode perceber, para saber como escolher uma moto para entrega é necessário, acima de tudo, considerar a região onde as entregas serão feitas e as características do serviço a ser prestado. Não se esqueça, ainda, de procurar por marcas conhecidas e confiáveis para ter a motocicleta mais adequada para você e pilotar com segurança.
Se você gostou deste post e acha que seus amigos também poderão achá-lo útil, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!