Motoqueiro ou motociclista: entenda as principais diferenças

motoqueiro ou motociclista
3 minutos para ler

Motoqueiro ou motociclista? Há diferença de significado entre essas duas palavras? Se você, assim como muitos, acha que motoqueiro e motociclista tem o mesmo conceito, então você precisa ler este artigo agora mesmo.

Afinal de contas, mesmo que, no dicionário de português, motoqueiro e motociclista possuem o mesmo significado, sendo sinônimos, sabemos que, no uso popular, cada termo tem seu próprio significado.

Aliás, não é de hoje que existe uma discussão entre motociclistas, motoqueiros e motoristas sobre o conceito de cada palavra. Para os motociclistas, é um insulto associá-los aos motoqueiros, pois dizem que eles são arruaceiros.

Já os motoqueiros sentem orgulho do que são, pois se apresentam como profissionais, nesse caso, os motoboys. Enquanto isso, para os motoristas, todos que estão sobre duas rodas são motoqueiros. Por causa disso, muitos ficam confusos sobre qual palavra usar.

Então, para esclarecer de uma vez por todas as diferenças entre os termos motoqueiro e motociclista, elaboramos este artigo. Acompanha a leitura!

O que é motoqueiro?

O termo motoqueiro é utilizado para se referir ao profissional que trabalha como motoboy. Normalmente, as motos utilizadas para exercer o trabalho são de baixa cilindrada.

Contudo, entre os motociclistas, motoqueiro está associado a uma imagem negativa. Isso porque, para eles, os motoqueiros são pilotos irresponsáveis que, além de não respeitarem as leis de trânsito, utilizam o espaço entre os carros para fazer ultrapassagens arriscadas, sem se preocupar com a própria segurança e a de outros condutores.

O que é motociclista?

Já o termo motociclista se refere aos apaixonados por motos que, sobretudo, defendem a importância de ter boas práticas no trânsito. Nesse caso, utilizam o veículo apenas como hobby, pois sentem prazer em pilotar o veículo.

Normalmente, essas motos possuem cilindradas maiores e, alguns modelos, costumam chamar a atenção por serem raras ou exóticas. Além disso, para compartilhar a paixão pelos veículos de duas rodas e dividir experiências, muitos motociclistas montam clubes e promovem eventos exclusivos sobre motos.

Mas afinal, de onde surgiu o preconceito com a palavra motoqueiro?

No passado, era muito comum a existência de gangues de motoqueiros que circulavam pelas cidades, praticando crimes e promovendo confusão com outros motoristas. No entanto, a imagem negativa que esse termo carrega foi consolidada pelo cinema americano, que encontrou nesse perfil a representação ideal para os personagens encrenqueiros dos filmes.

Então, para colocar um fim nessa imagem distorcida que se criou sobre o motoqueiro, muitos motociclistas formam clubes e organizam eventos, a fim de mostrar para a sociedade que são apenas homens e mulheres apaixonados por moto.

Sendo assim, além de reforçarem ainda mais a importância de manter uma postura respeitosa tanto no trânsito quanto com os demais usuários da pista, muitos optam por mudar o vocabulário para que sua imagem não esteja vinculada às gangues do passado.

Portanto, ficou claro para você a diferença entre os termos motoqueiro e motociclista? Como vimos, mesmo sendo duas palavras semelhantes, os significados são muito diferentes. Por isso, vale a pena ficar atento em que contexto usar cada uma para evitar possíveis constrangimentos.

Gostou do artigo e quer se informar ainda mais? Então, veja só porque usar uma jaqueta para motociclista mesmo em dias de calor.

Você também pode gostar

Deixe um comentário