Saiba como realizar a manutenção de motos esportivas
Você, motociclista, que gosta da vida sobre duas rodas, deve saber como realizar a manutenção em motos esportivas, pois, faça chuva, faça sol, é fato que nunca deixamos de dar aquele giro no asfalto. Mas você sabe realmente como realizar todo o cuidado necessário para que sua motocicleta mantenha o bom estado de conservação?
Caso ainda esteja na dúvida, não se preocupe! Desenvolvemos este artigo para explicar todos os cuidados para manter sua moto esportiva conservada!
Não perca tempo e confira agora mesmo o conteúdo completo que preparamos especialmente para você!
Qual a importância de realizar a manutenção de motos esportivas?
Motos esportivas são modelos especiais de veículos que merecem uma atenção maior por parte de quem faz a manutenção. Isso porque elas funcionam sob condições distintas dos modelos convencionais, projetados para circular na cidade.
Nos últimos anos, um grande número de recalls foi realizado pelas montadoras, comprovando que problemas com esse modelo de moto são mais recorrentes. Além disso, mesmo depois desses procedimentos, é fácil encontrar casos em que os mesmos problemas voltaram a acontecer.
Assim, realizar a manutenção desses veículos requer conhecimento prévio para observar mais a fundo os possíveis defeitos que podem apresentar.
Como realizar a manutenção em motos esportivas?
Confira, abaixo, os principais procedimentos para realizar a manutenção em motos esportivas corretamente. Leia!
Analise o sistema de freios
Rodar em alta velocidade com motocicletas de potência elevada exige um sistema de freios adequado e em ótimas condições. Como essas motos são mais potentes, é normal que os freios se desgastem mais rápido e percam a qualidade mais cedo, quando comparados com motos de cilindradas menores.
Hoje em dia, grande parte das motos esportivas já vem equipada com um sistema específico de freios a disco, mesmo que ainda seja possível encontrar modelos que utilizam os tradicionais freios a tambor. Freios a disco dissipam o calor mais facilmente, sendo a opção adequada para as situações em que são acionados constantemente.
O acúmulo de pó preto perto das pastilhas e barulhos metálicos durante a frenagem podem ser sinais de que o sistema apresenta um desgaste acentuado. Nessa situação, se a manutenção for prorrogada, o problema pode ficar pior e a troca completa do sistema será a melhor opção. Ou seja, você deverá substituir todas as pastilhas e discos de freio.
Não se esqueça de que problemas com o sistema de freio colocam o motociclista em grande perigo, principalmente quando está em cima de uma moto esportiva. Assim, é fundamental checar o sistema de freios ao menos uma vez por mês para garantir uma frenagem eficaz e segura em qualquer situação.
Verifique o estado dos pneus
É um fato que os pneus das motos não influenciam somente a performance, mas também são fundamentais para a segurança do veículo. A partir do momento em que eles estão em mau estado de conservação, perdem a capacidade de aderir ao solo e comprometem toda a estabilidade da moto, especialmente quando falamos de veículos esportivos.
Assim, verifique os pneus para inspecionar a profundidade dos sulcos, que deve ser do tamanho adequado para expelir a água das pistas molhadas. Você consegue facilitar essa tarefa utilizando o indicador TWI que indica o momento de trocar os pneus.
Também é essencial verificar rachaduras e deformidades na estrutura dos pneus para observar se está na hora de substituí-los. Isso porque esse tipo de imperfeição causa fragilidade nos pneus, os quais podem até estourar durante a utilização, mesmo em situações em que você está circulando normalmente pela rua.
Manter a calibragem correta dos pneus é outro ponto de atenção, pois reforça a segurança, melhora o desempenho e ajuda a reduzir o consumo de combustível. Esse é um cuidado parece simples, mas deve ser feito periodicamente, visto que a pressão interna do pneu diminui gradativamente apenas com a própria utilização normal do veículo.
Observe o filtro de ar
O filtro funciona como o pulmão da moto e tem o objetivo de retirar todas as impurezas do ar para melhorar a mistura deste com a gasolina, visando a uma melhor queima de combustível. Afinal, o oxigênio também é necessário para acontecer a combustão e gerar potência para o motor funcionar.
Você deve observar o filtro de ar para garantir seu bom estado de conservação. Assim, é possível reduzir os prejuízos no desempenho da moto e evitar danos aos componentes do motor. É fundamental que você não deixe que o filtro acumule impurezas, devendo realizar sua troca com regularidade, seguindo as indicações do seu mecânico de confiança.
Troque o óleo do motor
Qualquer motociclista mais experiente sabe que a troca de óleo é uma manutenção extremamente importante para a moto. Isso porque trocar o óleo regularmente pode evitar sérios danos ao motor e, assim, proporcionar mais tempo de vida útil ao veículo.
Mantendo o motor lubrificado, você vai se livrar dos riscos de desgaste das peças. Por isso, indicamos respeitar seriamente o cronograma da troca de óleo que seu mecânico estabeleceu, além de levar em consideração esse tipo de manutenção antes de longas viagens.
Lubrifique as correntes
Lubrificar as correntes da moto é outra tarefa bem simples, que pode ser realizada no momento da troca de óleo e da manutenção no filtro de ar. Os próprios fabricantes dos veículos recomendam que esse cuidado seja realizado para evitar o desgaste das peças.
Durante essa etapa, é essencial verificar se a corrente está com a tensão correta, sem frouxidão e ajustada corretamente. O certo é ela estar no meio termo, nem apertada demais, nem ficando frouxa. Isso evita complicações no momento em que estiver rodando na rua. Caso ela apresente problemas mais complexos, você deve fazer a troca do kit completo.
Você acabou de aprender os principais cuidados para motos esportivas e está pronto para cuidar do seu veículo. Lembre-se, é muito importante realizar a manutenção geral da motocicleta a cada 6 mil quilômetros rodados para evitar danos e prejuízos.
Gostou do texto? Então, continue conosco mais um pouco e confira neste outro artigo nossas dicas de segurança para motoqueiros!