Descubra quais as motos mais famosas do cinema e como fizeram história

motos famosas do cinema
6 minutos para ler

Liberdade, imponência e ousadia: essas são apenas algumas das impressões causadas pelas motos mais famosas do cinema. Em nossa visão, em todas as cenas em que esses veículos são o foco, você pode ter certeza de que será um momento de emoção e euforia. Por isso, elaboramos este post exclusivo sobre o tema.

Aqui, você conhecerá, de Top Gun a Kill Bill, quais são as motos famosas do cinema. E como perceberá durante a leitura, estes modelos se destacam por todos os motivos possíveis, tais como potência, estética e tecnologia. Então, não perca tempo e acompanhe!

O protagonismo das motos no cinema

Tanto na vida real quanto na dramaturgia, existem itens que carregam um simbolismo — e esse é o caso das motocicletas. Seja no cinema, seja na publicidade, seja no dia a dia, o deslocamento de moto é uma prática ligada à liberdade e à autonomia. No cinema, isso fica ainda mais claro, com o protagonista pilotando, com estilo e imponência, por ambientes hostis ou estradas infinitas.

Mas muito além de ajudarem na caracterização do personagem e na contextualização da trama, existem motos que fazem história. Aqui, falamos de modelos tão emblemáticos que parecem fundir-se com o protagonista, pois, durante os breves momentos de tela, ambos são estrelas. De choppers a superesportivas, essa é uma lista de tirar o fôlego.

As motos mais famosas do cinema

Top Gun, Matrix, Kill Bill e muito mais: como pode notar, todos esses filmes foram os blockbusters de suas épocas, emocionando legiões de fãs e entusiastas. Mas, além de serem obras divertidas e emblemáticas, esses filmes também contam com protagonistas mecânicas e muito especiais. Então, não perca tempo e conheça agora as motos mais famosas do cinema!

Kawasaki GPZ900R de Top Gun

Top Gun foi uma aventura memorável em termos de estilo e adrenalina. No filme, Maverick (Tom Cruise) é uma personalidade forte e indomável, que, quando não está no ar a bordo de um caça ou em boa companhia, está cruzando as estradas sobre uma das superesportivas mais bem desenhadas da história, com pintura bicolor (preto e vermelho) repleta de adesivos.

Ducati 996 de Matrix Reloaded

Lançado em meados de 2003, Matrix Reloaded teve a missão de perpetuar o enigma e o deslumbramento causado pelo primeiro filme da franquia. Nesta edição, Trinity (Carrie-Anne Moss) é vista por longos períodos sobre uma Ducati 996 preta, realizando manobras surreais a uma velocidade alucinante, com efeitos gráficos que eram espetaculares para a época.

BMW R1200 Cruiser de 007: O Amanhã Nunca Morre

A saga 007 sempre foi meticulosa na escolha dos veículos, selecionando modelos mais sofisticados, elegantes e minimalistas. Foi nesse sentido que a BMW R1200 Cruiser prata cromo foi identificada como uma boa seleção para a série. Sob a pilotagem do James Bond de Pierce Brosnan, essa moto foi responsável por uma das cinco melhores cenas de moto nesta franquia.

Norton 500 de Diários de Motocicleta

Quebrando a sequência de veículos imponentes e seus protagonistas fantásticos, migramos para Diários de Motocicleta, uma obra dedicada a retratar uma viagem de introspecção, dificuldade e filosofia. No filme, a resistente Norton 500 preta é pilotada por Ernesto “Che” Guevara, interpretado por Gael García Bernal, durante sua viagem do Brasil ao Peru.

Indian Scout 1920 de Desafiando os Limites

Protagonizado por Anthony Hopkins, Desafiando os Limites é uma homenagem aos entusiastas das duas rodas. O filme retrata a história de um neozelandês que desejava ser o homem mais veloz do mundo. A obra ilustra os vários desafios e obstáculos enfrentados, com o protagonista estando, frequentemente, na companhia de sua fiel e robusta Indian Scout 1920.

Triumph TR6 Trophy de Fugindo do Inferno

Fugindo do Inferno nos faz retornar à fórmula bem-sucedida dos filmes de ação, com protagonistas e vilões bem-definidos. Nessa obra, a própria moto é considerada uma protagonista de peso, pois a fuga do dito inferno é, de muitas maneiras, possível apenas por conta da velocidade e eficiência com que Steve McQueen pilota sua belíssima Triumph TR6 Trophy verde.

Kawasaki ZZR250 de Kill Bill Vol. 1

Considerado um dos filmes mais divertidos e irreverentes do cinema, Kill Bill retrata a história de Beatrix Kiddo em uma jornada por justiça e vingança. A protagonista (Uma Thurman) retrata com fidelidade a empreitada do herói em construção. Durante sua excursão ao Japão, é vista sobre a lendária Kawasaki ZZR250 amarela, combinando com o seu macacão que faz parte da estética do filme.

As principais cenas e situações que as motos protagonizam no cinema

Em comum, todas essas cenas apresentam uma mesma qualidade, a combinação virtuosa da personalidade do protagonista com a estética e proposta da moto. O jovem e impetuoso Maverick (Cruise), sob a despojada Kawasaki GPZ900R, em Top Gun, ou a gigante e caricata Beatrix, A Noiva (Uma Thurman), sobre a ZZR250, de Kill Bill Volume 1.

Esses filmes criaram cenas icônicas, que podem, inclusive, ser facilmente encontradas no YouTube. Todos esses momentos são repletos de euforia e velocidade, entre fugas alucinantes em Fugindo do Inferno, manobras e perseguições surreais em 007: O Amanhã Nunca Morre. Não apenas isso, mas todas essas cenas também são emblemáticas enquanto publicidade.

Afinal de contas, a inserção de um veículo no cinema é geralmente feita em regime de parceria, em que uma marca paga para ser atrelado à imagem de uma franquia. Com 007: O Amanhã Nunca Morre, a BMW conseguiu expandir consideravelmente a visibilidade sobre a sua R1200 Cruiser, estimulando um público global a buscar o veículo nas concessionárias.

O mesmo aconteceu com a Ducati 996 de Matrix Reloaded, que foi, praticamente, o único veículo emblemático de toda a franquia cyberpunk, fazendo com que os entusiastas preenchessem o mercado com demanda pelo modelo, sobretudo na cor preta. E esse é o poder do cinema: magnificar impressões e provocar emoções fortes e consistentes no longo prazo.

Como pôde ver, o cinema está repleto de bons exemplos de motocicletas, que se destacam por sua estética, irreverência e tecnologia. Afinal, essas qualidades são mais interessantes de se ver na telona do que um modelo que se destaca por economia. Além de alavancar as vendas das motos, os filmes também impulsionam a venda de peças de vestuário, como macacões, jaquetas e afins.

Agora que você já sabe quais são as motos mais famosas do cinema, aproveite o momento para continuar antenado em mais curiosidades do universo motociclista. Para isso, é super fácil, pois basta seguir a Pantaneiro nas redes sociais. Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram!

Você também pode gostar

Deixe um comentário