Conheça a primeira moto do mundo e sua história

primeira moto do mundo
6 minutos para ler

O mercado de motocicletas é, hoje, um segmento que recebe grande investimento por parte das montadoras e está em constante expansão. Os apaixonados por duas rodas consideram a moto não apenas um veículo, mas um verdadeiro estilo de vida, oferecendo diversos benefícios para quem tem uma rotina atarefada.

Mas quem vê as motos atuais, marcadas pela alta potência e modernidade, nem imagina o longo caminho que elas precisaram percorrer para chegar até aqui. Por isso, para quem é apaixonado por motos, conhecer a história desse veículo que faz parte de nossas vidas é muito importante.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você conheça a primeira moto do mundo e sua importância para o universo de duas rodas. Continue a leitura para saber mais sobre o modelo, os responsáveis por sua criação e suas principais características!

Qual foi a primeira moto do mundo?

Há diversas teorias que explicam quem inventou a motocicleta, que indicam anos e países diferentes para sua fabricação. Uma das primeiras pessoas a idealizar um veículo de duas rodas foi o italiano Leonardo da Vinci, que desenhou projetos bem parecidos com as motos atuais no século XV.

A execução do projeto, porém, só iria acontecer em 1869, quando duas pessoas — que não se conheciam e em países diferentes — fabricaram um modelo de motocicleta ao mesmo tempo. Trata-se do americano Sylvester Roper e do francês Louis Perreaux, cuja invenção basicamente consistia em uma bicicleta equipada a vapor.

No entanto, como o modelo inventado por Roper e Perreaux possuía um motor de cilindros acionados por carvão, suas características eram muito diferentes das motos atuais. Com isso, muitos especialistas não a considera a primeira moto do mundo.

A versão mais aceita sobre a invenção do veículo veio alguns anos depois, quando surgiu a Daimler Reitwagen, a primeira moto com motor de combustão interna. Saiba mais sobre ela a seguir.

Quem foi responsável pela invenção da moto a combustão?

O inventor por trás da primeira moto do mundo, considerado o pai das motocicletas, é o alemão Gottlieb Daimler, que a criou com o auxílio de Wilhelm Maybach. Em 1885, ele instalou um motor a gasolina de um cilindro em uma bicicleta de madeira adaptada — e assim nascia a Daimler Reitwagen.

Se você teve a sensação que já ouviu os nomes de Daimler e Maybach, não é por acaso. Isso porque os dois são, nada menos, do que os fundadores da Mercedes-Benz, marca premium que é sinônimo de luxo quando o assunto é automóveis. Mesmo tendo inventado esse veículo revolucionário, Daimler e seus sócios deixaram o invento de lado e, nos anos seguintes, se dedicaram a fabricar carros.

Outra curiosidade é que a primeira pessoa a andar de moto no mundo com a Daimler Reitwagen foi Paul Daimler, filho de Gottlieb. Na época, o jovem tinha apenas 16 anos e partiu para uma viagem histórica de apenas 3 km, saindo da cidade de Cannstatt e indo até Untertükheim, com uma velocidade média de 6 km/h.

Quais as suas principais características?

A Daimler Reitwagen era feita de madeira e contava com uma correia de couro instalada em duas polias de tamanhos diferentes. Ela era equipada com o motor de quatro tempos criado em 1876 pelo engenheiro Nikolaus August Otto, que possuía um cilindro de 264 cc.

O modelo podia funcionar com gás ou gasolina e apresentava 0,5 cv de potência a 600 rpm. Já a mudança de marcha era feita manualmente e com a moto parada. Sua velocidade máxima era de somente 18 km/h, bem menos que as bicicletas atuais. Porém, para a época, o modelo era bastante veloz e, claro, muito mais rápido do que andar a pé.

Como ocorreu a fabricação das primeiras motos?

A invenção da moto com motor de combustão interna abriu novas oportunidades para a fabricação do veículo em escala industrial. O primeiro marco do segmento foi a criação da primeira fábrica de motocicletas no ano de 1894 em Munique, na Alemanha, chamada de Hildebrand & Wolfmüllere.

No primeiro ano, foram vendidas 200 motos pela empresa, um grande sucesso para a época. Além disso, a Hildebrand & Wolfmüller fez um avanço importante na fabricação do veículo ao criar um sistema de refrigeração em cima do para-lama traseiro da moto.

Com o tempo, o veículo foi sendo aperfeiçoado e apareceram outras motos bastante famosas. Entre elas está a motoneta (também chamada de scooter ou vespa), em 1902, e o sidecar (modelo com uma roda lateral junto ao chassi), em 1903.

Com o passar dos anos, mais e mais fábricas de motos passaram a surgir pelo mundo. Para se ter uma ideia, em 1910, apenas 16 anos depois da criação da primeira monto na Alemanha, existiam cerca de 400 fabricantes no mundo.

Qual foi a primeira moto do Brasil?

A história da motocicleta no Brasil começou no início do século XX, quando modelos europeus e norte-americanos começaram a ser importados para o país. Porém, por serem importadas, as motos eram bastante caras e as pessoas precisam desembolsar valores bastante altos para adquirirem o produto.

Mas foi apenas em 1951, mais de 50 anos após a invenção da motocicleta, que o primeiro modelo de duas rodas foi fabricado no Brasil. Trata-se da Monark, fabricada em São Paulo, que ainda usava um motor importado. A empresa lançou três modelos, sendo dois com propulsores CZ e Jawa (da antiga Checoslováquia, hoje, Tcheca e Eslováquia) e um ciclomotor com motor NSU (da Alemanha).

Pouco depois, diversos outros modelos começaram a ser fabricados no país. Entre eles, podemos destacar motos marcantes como a Lambreta, Saci, Moskito, Iso, Vespa e o Gulliver.

Como você conferiu ao longo deste artigo, as motos contam com uma história bastante longa, que vai completar 140 anos em 2025. E uma de suas características mais marcantes é o fato do veículo estar em constante evolução, mas sempre mantendo sua agilidade, praticidade e a liberdade. Portanto, conhecer mais sobre sua história é fundamental para quem é apaixonado pelo assunto,

E aí, gostou do nosso artigo? Quer conferir outras curiosidades sobre o universo sob duas rodas? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas novidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário