Como o motoqueiro pode melhorar sua relação com o cliente?
Com a popularização dos serviços de entrega, os motoboys vêm ocupando uma posição cada vez mais importante na relação com cliente. Por isso, aproveitamos o momento para discutir esse tema, explicando o que você pode fazer para melhorar a satisfação dos consumidores com o seu trabalho.
O objetivo é destacar alguns pontos importantes na dinâmica entre o profissional, a plataforma, os estabelecimentos e os consumidores. Assim, você tema chance de aprimorar o seu serviço, melhorando a sua avaliação e se expondo a mais oportunidades de trabalho. Vamos lá!
Qual a importância do bom relacionamento com cliente?
Mais do que nunca, o desempenho financeiro do motoboy está em suas próprias mãos. Como você bem sabe, o mercado está repleto de soluções de delivery, com uma série de apps para motoqueiros oferecendo uma plataforma aberta para pegar e receber por serviços de entrega.
No entanto, é importante notar que a maioria desses aplicativos conta com um detalhe em comum: o sistema de distribuição das corridas. Em algumas plataformas, esse processo é mais transparente, mas em essência, a mesma prática é replicada em todo o setor.
O melhor exemplo disso é analisar o segmento de transporte por aplicativo. Nesse cenário, o motorista é avaliado pelo seu consumidor imediato, o passageiro. Em tese, quanto melhor a pontuação do motorista, maior o número de corridas oferecidas em sua região.
O objetivo por trás disso é bastante simples: criar uma boa experiência para o usuário final. Para isso, as marcas distribuem mais serviços para aqueles profissionais que se destacam, recebendo boas avaliações, tanto em formato de nota como comentários.
O mesmo conceito é aplicado nas plataformas e aplicativos de entrega. Quanto melhor a sua avaliação, mais favorecido será o seu perfil pelo algoritmo de distribuição. Mas para além desse detalhe, existe outro ponto que merece a sua atenção.
Embora muitos apps já contassem com essa funcionalidade, por conta da pandemia, a maioria das plataformas acrescentaram a possibilidade de o cliente remunerar o entregador, contribuindo na geração de renda desse profissional.
É nesse sentido que agradar o consumidor se torna ainda mais importante. Além da satisfação do cliente estar conectada à sua avaliação na plataforma e exposição a mais serviços, agora, a satisfação do consumidor também pode viabilizar um incremento na sua renda.
O grande diferencial das gorjetas é que elas não são taxadas pelos aplicativos de entrega, justamente para incentivar o consumidor a fazer essa contribuição. Por isso, insistimos: na realidade atual, o cliente é o elo mais importante da operação, pois tem influência suficiente para aumentar o seu faturamento, seja direta (gorjeta) ou indiretamente (boa avaliação).
Como o motoqueiro ajuda a melhorar essa relação?
Mas além de ser responsável pelo próprio desempenho, o motoqueiro também é uma peça importante no funcionamento dos aplicativos e na reputação dos estabelecimentos. Por ocupar uma posição intermediária, esse profissional carrega consigo a percepção que o cliente pode ter sobre o app de delivery, o restaurante, o mercado e afins.
Sendo assim, esse é um modelo operacional em que todos dependem de todos. Afinal de contas, se o motoqueiro presta um serviço negligente, não só o estabelecimento será penalizado, mas também ele mesmo. Por isso, é do interesse de todos que tudo saia como planejado, com eficiência, objetividade e profissionalismo.
Agora, veja como você pode fazer a sua parte, assegurando boas avaliações, aumentando o número de gorjetas e garantindo que os estabelecimentos sejam bem percebidos pelos consumidores finais!
Agilidade
Sem sombra de dúvidas, a rapidez na entrega é um dos principais pontos avaliados pelo consumidor. Logicamente, nenhum entregador deseja demorar durante o serviço, mas existem momentos e situações em que isso acaba acontecendo.
O importante é se manter 100% concentrado na atividade, desligando notificações de redes sociais e direcionando toda a sua atenção na ida até o endereço. Assim, você já diminui consideravelmente o número de enganos e atrasos.
Além disso, é muito importante que você saiba ser ágil, sem ser negligente. Afinal, a segurança para motoqueiros é um ponto crucial para que você continue fazendo o seu trabalho e garantindo a sua renda mensal.
Cordialidade
Em um segundo momento, o consumidor é estimulado a avaliar a cordialidade da entrega, personificada pela simpatia e respeito do entregador. Nós entendemos que você pode ser uma pessoa mais introvertida e fechada, no entanto, a cordialidade não depende de extroversão, apenas de educação.
Por isso, capriche na interação com o consumidor, mesmo que apenas para cumprimentá-lo. Você pode até achar que esse toque não faz nenhuma diferença, mas mudaria de opinião ao perceber um aumento diário no volume das suas gorjetas.
Literalmente, ser cordial não custa nada! Coisas como “Bom dia, Cliente? Tudo beleza?” ou até mesmo um pedido de desculpas sincero, seguido pela justificativa de um atraso. Tudo isso conta. Por fim, você sempre pode encerrar desejando um bom apetite e se colocando à disposição, mesmo que o cliente não possa entrar em contato com você.
O importante é fazer com que a experiência da entrega seja agradável, motivando o consumidor a dar uma boa nota e recompensar a sua educação com uma boa gorjeta, que vale lembrar, é isenta das taxas da plataforma.
Além de beneficiar a si mesmo, a sua cordialidade também pode contribuir para a reputação do estabelecimento por trás da mercadoria. Percebe? Uma boa atuação, carismática e respeitosa pode beneficiar todo mundo nessa corrente de trabalho.
Qualidade
Por último e, também importante, a qualidade geral da entrega. Você pode até pensar que esse é um ponto subjetivo, mas a realidade é que ele é fundamental para a percepção do consumidor sobre o serviço prestado. Quer um exemplo? Então, coloque-se no lugar do cliente.
Você pede o lanche e, beleza, ele chega antes do tempo previsto. Além disso, o entregador é super gente fina e muito educado. No entanto, na hora de aproveitar a sua refeição, está tudo bagunçado, demonstrando claramente uma falha na forma de armazenar pelo restaurante e uma pilotagem negligente do motociclista.
Nesse cenário, não existe entrega rápida ou atendimento simpático que salve. O cliente está frustrado com a experiência e avaliará de acordo com sua decepção. Por isso, é importante considerar todos esses pontos, garantindo a satisfação do consumidor para, assim, aumentar a sua avaliação e o seu faturamento mensal.
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