Como ganhar renda extra com moto? Veja as principais opções!
Quase todo começo de mês é a mesma coisa: você paga as conta e não sobra nada. Mas, sabia que existem algumas formas de fazer renda extra com moto e garantir uma folga no orçamento para curtir com a família? O mais legal é que só depende do seu esforço e dedicação.
Neste texto vamos mostrar a razão de fazer renda extra com moto ser uma ótima opção, trazer alguns exemplos e muito mais!
Por que você deve utilizar a sua moto para fazer uma renda extra?
Será que usar a moto para fazer um dinheiro extra é uma boa opção? Muita gente faz essa pergunta, principalmente por não conhecer os benefícios que isso traz. Vamos conhecer alguns?
É possível começar a ganhar dinheiro imediatamente
Um dos pontos mais fortes para que você comece a fazer sua renda extra com moto é que o resultado é rápido, ou seja, é possível ganhar dinheiro imediatamente. E se você já trabalha como motoboy e costuma fazer entregas, é mais fácil ainda, pois, tudo o que é preciso já está em mãos.
Você não precisa enviar currículos e esperar a ligação de ninguém nem passar por entrevistas constrangedoras. Basta pegar a sua moto e ir à luta e, saiba que existem muitas maneiras de fazer isso, sempre com toda a segurança. Mas calma, vamos falar disso mais tarde.
Não é necessário muito para começar
Outro detalhe importante é que você quase não vai ter gastos para começar a fazer renda extra com moto. Pense bem! Você já tem o veículo, todos os itens de segurança necessários, uma boa capa de chuva e até mesmo um baú para fazer entregas. O que será que falta?
Se você já trabalha como motoboy, também tem tudo o que é necessário no que diz respeito à documentação. Ou seja, seus gastos serão praticamente zero. Dependendo do tipo de negócio escolhido, a única despesa inicial será a compra de uma mochila térmica para entregas.
Você tem mais liberdade para escolher o horário de trabalho
Mas tem um detalhe que vai agradar ainda mais. Que tal fazer o seu próprio horário, ou seja, escolher quando e como trabalhar? Isso seria ótimo e, com certeza, traria mais tempo para que você fique com a sua família. A liberdade de escolha é um dos principais pontos para fazer renda extra com moto.
Alguns horários são mais lucrativos, outros menos. Trabalhar na chuva, por exemplo, nem sempre é um bom negócio. O fato é que, por ser um serviço a mais, você pode se organizar e escolher os melhores momentos para ganhar dinheiro, uma vez que essa não é sua renda principal.
Quais são as melhores opções para fazer renda extra com moto?
Bom, agora que você já sabe quais são as vantagens de fazer renda extra com moto, chegou a hora de ver quais são as melhores opções para isso, não é verdade? Alguns serviços são relativamente novos, mas já se mostram muito bons. Vamos a eles?
Trabalhar com entregas por conta própria
Se você trabalha como motoboy há algum tempo, deve conhecer muitas pessoas que contratariam seus serviços em um horário em que as empresas de entregas não estejam abertas, não é mesmo? Então, porque não pegar esse serviço e ganhar um dinheiro a mais?
Quando você trabalha por conta própria, recebe o valor total da entrega, ou seja, não precisa dividir com ninguém. É possível fazer isso em algum período do fim de semana, em meses mais apertados, ou nos momentos em que simplesmente estiver sem nenhum serviço.
Cadastrar-se em aplicativos
Uma opção que tem crescido bastante são os aplicativos de entrega. Você já deve ter ouvido falar de alguns como o Uber Eats, iFood, Rappi, James e Loggi, entre outros. Por que não utilizar esses meios para conseguir uma renda extra com moto? É tudo muito simples!
Na grande maioria dos aplicativos, basta fazer um cadastro com algumas informações básicas e, após uma rápida verificação dos dados você já está habilitado para trabalhar em uma dessas plataformas. Essa é uma das maneiras mais rápidas de conseguir um dinheiro a mais.
Atuar como mototáxi
Outro serviço que tem crescido bastante é o de mototáxi, principalmente nas capitais, em que o trânsito complicado costuma ser desanimador para os meios de transporte mais comuns. Porém, essa é uma categoria um pouco diferente e requer atenção a alguns detalhes.
Antes de oferecer o serviço, é preciso ir à prefeitura da sua cidade e tirar uma licença específica. Isso tem um custo e ele varia bastante. Por isso, analise bem e veja se essa é a opção ideal, afinal, embora os ganhos sejam bons, é preciso tempo e dinheiro para começar.
Fazer serviços a domicílio
Atualmente você trabalha ou costuma fazer entregas especificamente para empresas? Será que nós, pessoas comuns, não precisamos de um serviço de motoboy uma vez ou outra? A resposta é sim e, essa é outra forma de fazer uma renda extra com moto imediatamente.
Você pode pegar pequenas compras de alguém no mercado, entregar documentos ou prestar alguns serviços bancários, por exemplo. Pessoas físicas também costumam precisar de motoboys e, muitas vezes, ninguém está disponível. Que tal começar a fazer isso?
Como gerar mais renda extra?
Viu quais são os serviços que mais se encaixam no seu perfil? Perfeito! Agora, vamos aprender a ganhar ainda mais com o que você já faz e dar aquela forcinha para que a renda extra com moto seja ainda melhor. São quatro dicas bem simples de serem seguidas.
Organize seu tempo
Primeiramente, é preciso organizar o seu tempo. Se você souber se programar bem, é possível fazer muito mais em um espaço de tempo bem menor e, como costumam dizer, “tempo é dinheiro”. Faça um roteiro diário e indique qual tipo de serviço será feito naquele momento.
Essa etapa é fundamental, pois, se você pegar mais serviço do que consegue dar conta, pode acabar perdendo clientes por atrasar entregas ou, ainda pior, sofrer um acidente por correr demais. Aliás, nossa próxima dica é justamente sobre isso: segurança.
Tenha cautela no trânsito
Não tente pegar mais serviços se não conseguir cumprir e tenha muita cautela no trânsito. Se você sofrer um acidente por correr demais, vai acabar tendo de ficar parado, o que não é nada bom para fazer uma renda extra. Outro detalhe é em relação à manutenção da moto.
Mantenha tudo em dia, principalmente no que diz respeito a pneus e freios — além, claro, dos itens de segurança obrigatórios. Muitos problemas acontecem por falha mecânica ou por um descuido. Não deixe que isso atrapalhe sua vida.
Estabeleça metas
Também é importante estabelecer metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Como você vai saber se o trabalho extra está valendo a pena se não se programou e identificou o quanto queria ganhar? Mas, isso também serve para outra questão.
Qual atividade vai fazer com que você atinja a meta e, principalmente, tem alguma que será perda de tempo? Somente se você tiver objetivos bem definidos é que essas perguntas podem ser respondidas. Por isso, antes de ir para a rua, faça um planejamento.
Divulgue seu trabalho
Por fim, a divulgação do trabalho. Lembra-se daquela famosa frase que diz “a propaganda é a alma do negócio”? Ela pode até ser um pouco velha, mas, ainda funciona muito bem. Invista no marketing, principalmente nas redes sociais. Seja conhecido.
Viu como existem varias opções para fazer uma renda extra com moto? Agora que você já conhece as melhores, escolha algumas, ponha as dicas que aprendeu hoje em prática e nada de ficar passando aperto por falta de dinheiro. Como dissemos, depende de você.
Mas antes, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre a seus amigos que é possível sair do vermelho!