Saiba como secar capa de chuva corretamente

secar capa de chuva
6 minutos para ler

Ao pilotar moto em dias chuvosos, é necessário que você se mantenha bastante atento, pois os riscos de acidentes tornam-se maiores, devido à má visibilidade da estrada e à pista escorregadia. Se você estiver molhado, a sensação de desconforto vai ser inevitável, o que atrapalha bastante a condução. Nesse momento, é fundamental contar com a capa de chuva, que é indispensável para proporcionar todo o conforto, segurança e praticidade que você precisa em dias com chuva. Por ser um acessório tão importante, a capa merece alguns cuidados para que dure por mais tempo.

Um dos cuidados mais essenciais é quanto à secagem. Muitos motoqueiros apenas retiram a capa do corpo e a colocam de qualquer jeito em um canto da casa, tendo a certeza de que ela vai secar de qualquer maneira. Mas não é bem assim. Se o item secar de forma inadequada, ele pode estragar e, consequentemente, ter uma vida longa.

Para não correr o risco de ter a sua capa danificada por descuidos facilmente evitáveis, separamos este post com as principais informações sobre o assunto. Você vai conferir a importância de cuidar de seus acessórios para moto, por que ter uma capa de qualidade e os cuidados na hora de secar capa de chuva. Acompanhe!

Importância de cuidar dos acessórios

Antes de pegar a estrada, todo motoqueiro precisa estar usando os acessórios necessários à sua segurança. Existem diversos itens indispensáveis, como capacete, luvas, roupas, calçados e, claro, capa de chuva. Alguns deles evitam ou reduzem os efeitos de acidentes no corpo do piloto (como o capacete), enquanto outros atuam diretamente para aumentar a sua comodidade durante a pilotagem e evitar que uma situação de desconforto provoque um imprevisto (como a capa de chuva). Portanto, eles são indispensáveis para preservar vidas.

Nesse sentido, é imprescindível que você cuide de todos os seus equipamentos de segurança no dia a dia. Caso contrário, eles vão se desgastar rapidamente e ter uma vida útil bastante curta. Logo, quando você mais precisar deles, será deixado na mão.

A capa de chuva deve ser de boa qualidade

Se você observar nas principais lojas do mercado, vai encontrar diversos tipos de capas de chuva para motoqueiros. No entanto, a característica mais importante que você deve analisar é a qualidade. Isso porque esse acessório precisa ser feito com um material adequado a exercer sua função de protegê-lo contra a chuva. Além disso, a capa deve ser resistente o suficiente para que não rasgue, caso você sofra algum tipo de colisão ou queda.

Uma crença muito comum é que, quanto mais grossa a capa de chuva, melhor a sua capacidade de proteção. Mas a realidade é outra, pois um material grosso não significa, necessariamente, que o acessório vai durar por muito tempo. Na verdade, o diferencial de toda capa, e que vai garantir que ela tenha uma boa durabilidade, é a qualidade de seu acabamento de costura. Portanto, na hora da compra, lembre-se de observar atentamente o material de fabricação, se ele é impermeável e se tem um bom acabamento.

Cuidados ao secar capa de chuva

Como ressaltamos no início deste artigo, é muito importante secar capa de chuva com cuidado e atenção. Essa medida simples, que demanda apenas alguns minutos após chegar em casa em um dia chuvoso, vai evitar diversos problemas causados pela umidade, como o acúmulo de sujeira e mofo e o surgimento de mau cheiro.

Não há segredo na hora da secagem, pois os cuidados são bastante simples. Além disso, são os mesmos tanto após lavar a capa quanto após o item molhar na chuva. A seguir, separamos os 3 cuidados principais para secar capa de chuva e evitar problemas. Confira!

Coloque a capa para secar de forma natural

Após lavar a capa de chuva, o ideal é estendê-la ao ar livre e sob a sombra, sem jamais colocá-la ao sol (pois isso pode danificá-la). Após algumas horas, o item vai estar seco e pronto para ser usado novamente.

No entanto, como estamos falando de uma secagem após a chuva, dificilmente você vai conseguir colocar a capa para secar ao ar livre e, claro, não vai haver sol. Mesmo assim, a recomendação continua a mesma: você deve secá-la da forma mais natural possível. Portanto, coloque a capa em um local fresco, seco e arejado da casa, mas que seja coberto, como na lavanderia, área de serviço ou varanda.

2. Deixe a capa esticada

Durante a secagem, outra dica importante é manter a capa de chuva o mais esticada possível. Dessa forma, ela vai secar de forma uniforme, o que garante que ela fique seca com mais rapidez.

3. Jamais coloque a capa em uma secadora

Quando o acessório fica exposto ao sol por muito tempo, a temperatura alta pode acabar causando danos bastante sérios e, muitas vezes, irreversíveis. Pois saiba que a mesma lógica funciona para as secadoras. Se, em um dia chuvoso, você achar que colocar a capa na secadora é uma boa ideia, é bom deixar essa ação de lado. Afinal, as secadoras também atingem altas temperaturas, que podem danificar a capa, e, por isso, devem ser evitadas.

Neste post, você conheceu a importância de cuidar de seus acessórios de segurança e por que adquirir uma capa de chuva de qualidade. Além disso, ficou por dentro dos principais cuidados na hora de secar capa de chuva. Mas nossas dicas ainda não acabaram. É comum encontrar pessoas que colocam a capa para lavar toda vez que pegam chuva.

No entanto, é bom ficar atento: não há necessidade de fazer isso todas as vezes que a capa molhar. O certo é lavar o item apenas quando ela estiver suja e, nos demais casos, colocá-la somente para secar. Assim, você garante que a capa dure por mais tempo. Não se esqueça de guardar a sua capa apenas quando ela estiver bem seca. Se ela for armazenada molhada em algum local, seja em um armário ou uma mochila, as partes do acessório podem ficar grudadas e, até mesmo, rasgar na hora em que for aberta.

Está pensando em comprar uma nova capa de chuva? Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e escolher a capa ideal para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário