Saiba quais os tipos de motores de moto e como fazer a escolha certa
Para que a moto funcione de maneira adequada, é necessário que todas as suas peças e equipamentos atuem em conjunto. Entre os diversos itens que compõem o veículo, nenhum é tão importante para seu funcionamento quanto o motor da moto.
O equipamento atua como um conversor de movimento alternado dos pistões, transmitido para a roda de trás do veículo, gerando um movimento rotativo. Ao receber essa força, ocorre o deslocamento.
Em razão de sua importância, ter atenção ao motor é uma etapa fundamental na hora de comprar uma moto. O primeiro passo para isso consiste em entender seus componentes e, claro, conhecer os principais tipos de motores de moto existentes no mercado. É justamente isso o que você vai conferir neste artigo.
Continue a leitura para conhecer quais são os tipos de motores de moto e entender, de uma vez por todas, qual modelo é o mais indicado para suas necessidades!
Monocilíndrico
Contando apenas com um cilindro e um pistão, este é o motor de configuração mais simples do mercado. Ele pode ser refrigerado a ar ou água e possui menor quantidade de peças internas. Portanto, tem um tamanho mais compacto.
O motor monocilíndrico está presente em motos pequenas e de baixa cilindrada, como é o caso da Vespa, Yamaha Fazer e Honda CG Titan. Entre seus principais benefícios estão a robustez, a alta economia de combustível e a manutenção simples e barata.
Outro diferencial do modelo é sua capacidade de gerar torque mesmo em baixas rotações. Isso faz com que ele seja ideal para pilotagens em que mais força é necessária, como ao desviar de um buraco no caminho ou durante o “anda e para” característicos do trânsito das cidades.
No entanto, o motor monocilíndrico possui algumas desvantagens. Além de apresentar alta vibração, ele começa a trabalhar mais cedo e seu alcance costuma ser mais curto. Com isso, tem baixa potência.
Bicilíndrico em linha
Este tipo de motor é muito utilizado em motos de cilindrada média e ideais para viajar na estrada, como é o caso da Yamaha MT-03, BMW F 800 R e de grande parte dos modelos da Harley-Davidson. Ele se caracteriza pela presença de dois pistões e dois cilindros, que ficam posicionados lado a lado transversalmente ao chassi do veículo.
Assim como o motor monocilíndrico, este modelo tem refrigeração com ar e água, sendo bastante robusto e econômico. Porém, a principal diferença entre eles é que o bicilíndrico apresenta maior potência e torque, tendo uma ótima performance em respostas e retomadas.
Vale destacar que, além de serem distribuídos em linha, os pistões desse tipo de motor também podem ficar dispostos em forma de V ou L. Graças ao seu bom desempenho, os motores bicilíndricos são muito empregados em competições, como a MotoGP.
Tricilíndrico em linha
Muito confortável em trajetos longos, o motor tricilíndrico em linha possui três cilindros e três pistões. Ele está presente em motos grandes e esportivas, como é o caso da Yamaha MT-09 e grande parte dos modelos da Triumph, uma das montadoras que mais utilizam esse tipo de motor no mercado.
Seus cilindros ficam posicionados transversalmente ao chassi e são refrigerados a água, podendo ser encontrados, também, com alinhamento em V ou L. Entre os diferenciais do modelo está sua capacidade de desenvolver uma rotação maior do que os demais tipos de motores de moto, bem como por apresentar um nível baixo de vibração.
Graças ao seu bom desempenho em giros médios e altos, o motor tricilíndrico garante ótimas acelerações e retomadas. Apesar de não ser muito usado no mercado, vem conquistando cada vez mais as fabricantes pelo mundo nos últimos anos.
Tetracilíndrico
Se o motor tricilíndrico é pouco utilizado no mercado, o tetracilíndrico aparece menos ainda nas motocicletas. Afinal, trata-se de um modelo bastante complexo e caro. A impressionante Kawasaki ZX-4R, anunciada pela montadora japonesa em 2022, é um dos exemplos de motos com essa configuração.
O motor é ideal para quem gosta de fazer longas viagens de moto, pois apresenta um ótimo desempenho em médias e altas rotações. Assim, contribui para um bom aproveitamento na estrada e ainda é bastante confortável por ter baixas vibrações.
Sua desvantagem, porém, fica por conta do torque baixo em rotações baixas. Com isso, veículos equipados com esse motor acabam não sendo tão eficientes no trânsito das cidades.
Dois cilindros em V
Este é um tipo de motor pouco utilizado no mercado, estando presente, geralmente, em motos da Indian e da Harley-Davidson. Chamado de motor V2, ele se caracteriza por contar com dois cilindros posicionados na forma de um V, um em frente ao outro.
No passado as motos de dois cilindros em V contavam com uma refrigeração a ar. Porém, nos últimos anos, elas ganharam um arrefecimento parcial a água, que é mais eficiente. Sua principal vantagem é o torque, que garante um ótimo desempenho. Já a potência pode decepcionar, pois não costuma ser muito alta.
Quatro cilindros em V
O motor V4 já foi raro no mercado, mas hoje em dia é muito utilizado pela montadora italiana Ducati. Entre as motos que utilizam essa configuração estão a Multistrada, a Panigale e a Streetfighter.
Esse tipo de motor possui dois cilindros inclinados à frente e dois inclinados para trás em um mesmo bloco, formando dois Vs. Se o motor V2 apresenta um ótimo torque, o V4 é ainda melhor, uma vez que seus números são dobrados. E ao contrário do outro motor com alinhamento em V, o de quatro cilindros ainda possui uma ótima potência.
O problema é que o motor V4 precisa de espaço adicional, o que torna o modelo mais pesado e mais difícil de manter.
Agora que você já conhece os principais tipos de motores de moto existentes no mercado, deu para perceber que esse equipamento influencia diretamente a pilotagem. Portanto, busque entender quais são suas necessidades e quais trajetos serão mais comuns no dia a dia para escolher o motor ideal para você.
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