Quais são os tipos de pneu para moto que existem e como escolher?

tipos de pneu para moto
6 minutos para ler

Para que a moto funcione de maneira adequada e garantir a sua segurança no dia a dia, contar com os equipamentos e acessórios certos é essencial. Afinal, basta um simples descuido e a instalação de um item inadequado para que um problema ou, até mesmo, um acidente aconteça.

Entre os equipamentos que mais merecem atenção está o pneu da moto. Como ficam em contato direto com a pista, os pneus são considerados a parte mais importante do veículo e influenciam diretamente no desempenho no trânsito.

Se você deseja escolher o melhor pneu para a sua moto, está no lugar certo. Ao longo deste artigo, vamos explicar quais são os principais tipos de pneu para moto e trazer as melhores dicas para ajudar você a fazer uma boa escolha. Acompanhe!

Conheça os principais tipos de pneu para moto

Assim como existem diferentes tipos de motos, também há modelos de pneus variados disponíveis no mercado. Conhecer cada um deles é muito importante para entender qual é a melhor opção para você. Confira os principais modelos!

Desporto

A principal característica deste tipo de pneu é o fato de ser feito de uma borracha mais macia do que a de outros modelos. Além disso, ele não possui muitos desenhos e não atinge temperaturas muito altas.

Trata-se de um pneu ideal para quem usa a moto em passeios de curta direção, usado também em motos esportivas. Porém, ele não deve ser usado em disputas e competições, pois apresenta uma vida útil baixa e sofre com desgaste.

Outro ponto negativo é que o pneu de desporto não é indicado para dias de chuva. Isso porque ele não se dá bem em pisos molhados, o que torna essencial redobrar a atenção nesses casos.

Touring

Conhecido como esportivo ou GT, o pneu touring é ideal para quem usa a moto como meio de transporte no dia a dia, pois apresenta uma boa durabilidade e pode ser usado em qualquer tipo de pista, não trazendo riscos em locais molhados.

O modelo é feito com uma borracha rígida no centro e macia nas laterais. Também apresenta maior aderência no asfalto, temperatura baixa e um maior número de desenhos. Graças a essas características, o pneu touring se dá bem em motos pesadas — entre 200 e 300 kg — e em viagens.

Apesar de ser recomendado para todo tipo de trajeto, um ponto de atenção é que este pneu não deve ser utilizado em altas velocidades.

Desporto-touring

Sabia que também há um meio termo entre os dois tipos de pneu para moto que apresentamos? Trata-se do desporto-touring, feito com uma borracha intermediária.

Além de poder ser usado em qualquer tipo de pista, o pneu desporto-touring atinge uma temperatura mais baixa do que o modelo desporto, garantindo uma maior aderência. É indicado para quem gosta de dar algumas voltas no fim de semana ou participar de circuitos de corrida periodicamente.

Misto

Também chamado de trail, o pneu misto tem uma ótima durabilidade e estabilidade em qualquer tipo de terreno. Isso se deve ao fato de apresentar desenhos mais largos em sua superfície, que se estendem até o final da bandagem e garantem uma boa aderência em pistas secas, molhadas e irregulares.

Como o próprio nome já diz, ele é fabricado com uma borracha mista rígida, o que o torna ideal tanto para a terra quanto para o asfalto. Além disso, apresenta uma temperatura baixa durante o funcionamento do veículo.

Off road

Outro modelo de pneu existente no mercado é o off road. Ele é indicado para ambientes fora das cidades, como estradas de chão, trilhas e competições de motocross, pois consegue enfrentar trajetos nas piores condições.

Isso se deve à existência de sulcos maiores do que os de um pneu comum, bem como um espaçamento maior entre os blocos. Com isso, o modelo off road permite o escoamento de areia, água e lama e tem uma ótima aderência em terrenos instáveis, desde barrancos e buracos até estradas com lama ou terra.

Race

Motociclistas que procuram um alto desempenho nas pistas, sobretudo em corridas, não podem deixar de utilizar o pneu race. Também conhecido como slick, o modelo tem como principal característica a ausência de sulcos, com a banda de rodagem sendo totalmente lisa.

Fabricado com uma borracha macia, este tipo de pneu funciona melhor em altas temperaturas e garante um ótimo desempenho em competições.

No entanto, o ponto negativo é quanto à sua vida útil: ele não dura muito e deve ser reposto com frequência. Além disso, o pneu race não tem homologação para rodovias e cidades e, portanto, não deve ser usado nesses locais.

Veja o que observar para escolher o melhor pneu para o seu veículo

Com tantas opções de pneus disponíveis no mercado, escolher o modelo ideal para a sua moto não é tarefa fácil. Por isso, é preciso ter atenção a diversas características e considerar, principalmente, as suas necessidades. Veja o que observar para fazer uma boa escolha:

  • marca: este é um importante fator a ser considerado, pois pneus de marcas com uma boa reputação e experiência no mercado têm chances menores de apresentar problemas;
  • terreno: há pneus específicos para os mais variados tipos de terrenos, daí a importância de observar esse aspecto (um pneu de desporto, por exemplo, não é adequado para uma corrida);
  • tamanho: é imprescindível que o pneu tenha as dimensões corretas para a moto, encaixe no aro de forma adequada, caso contrário, sua segurança e o desempenho do veículo ficarão comprometidos;
  • clima: como você conferiu, alguns modelos não se dão bem em dias chuvosos ou em um tempo muito seco, por isso, é bom adquirir o pneu considerando o clima da sua região.

Conhecer os principais tipos de pneu para moto do mercado é a melhor forma de levar mais segurança e tranquilidade para o seu dia a dia. Por isso, consulte sempre este artigo para saber mais sobre as características dos modelos e siga nossas dicas para encontrar a melhor opção para você.

Gostou do conteúdo? Conhece outras vantagens dos pneus de moto que apresentamos? Deixe seu comentário e compartilhe com os nossos outros leitores!

Você também pode gostar

Deixe um comentário