Viseira espelhada é permitido? Entenda aqui!

viseira espelhada
6 minutos para ler

Além de fazer a manutenção veículo e manter a documentação em dia, um motociclista consciente deve andar sempre com seu capacete e demais equipamentos de segurança. E entre as diversas especificações obrigatórias relacionadas ao capacete, uma delas é a presença da viseira.

Quem segue um estilo mais descolado tende a dar preferência a acessórios diferenciados ou customizados durante a pilotagem. É o caso da viseira espelhada, que chama bastante atenção ao andar de moto.

Porém, uma dúvida muito comum é se a viseira espelhada realmente pode ser utilizada no trânsito. Para responder a essa questão e trazer mais informações sobre a viseira do capacete, preparamos este artigo. Boa leitura!

Qual é a função da viseira do capacete?

Antes de falar especificamente sobre a viseira espelhada, é importante que você saiba mais sobre esse componente do capacete e a sua importância.

A viseira é obrigatória para todos os condutores. Sua função é proteger os olhos e parte da face contra poeira, água da chuva, insetos, sujeira e outros detritos que podem ser jogados ou levantados na estrada. É o caso de pedras e galhos, por exemplo.

Com isso, o item garante a segurança e o conforto dos condutores, pois evita que eles recebam um impacto forte nos olhos, sobretudo em altas velocidades, quando o vento faz com que os olhos lacrimejem e atrapalhem a visão. Consequentemente, a viseira também contribui para reduzir as chances de acidentes.

O que diz a legislação sobre o uso da viseira?

A legislação de trânsito prevê algumas obrigatoriedades relacionadas à viseira. A primeira é que, ao conduzir uma motocicleta, é obrigatório o uso de um capacete com viseira ou óculos de proteção. Além disso, os condutores devem sempre pilotar com a viseira abaixada e nas condições exigidas no Artigo 244 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Caso uma pessoa aja em desacordo com a regulamentação, ela estará cometendo uma infração média. Assim, deve pagar multa no valor de R$ 130,16 e sofre o risco de ter seu veículo retido para regularização.

Vale destacar que, para capacetes com viseira, é obrigatório que o componente esteja sempre abaixado durante a direção. Uma pessoa só pode levantá-la quando a moto estiver parada, como no farol fechado. Já no caso de capacetes sem viseira, deve-se usar os óculos de proteção.

É permitido usar a viseira espelhada?

Agora que entendeu a importância da viseira do capacete e o que diz a legislação sobre o assunto, você deve estar se perguntando: afinal, a viseira espelhada é permitida ou não? A resposta é sim.

Basicamente, há três modelos permitidos de viseira: a cristal (transparente), a fumê e a espelhada. O equipamento transparente é o mais comum e o mais indicado, podendo ser usado a qualquer momento. Porém, as viseiras fumê e espelhada, mesmo que permitidas, merecem atenção.

Isso porque, durante a noite, esses tipos de viseira são proibidos, pois prejudicam a visibilidade do condutor e impedem a absorção de luz, uma vez que são mais escuros. Já durante o dia, o uso da viseira espelhada traz até mesmo benefícios, pois contribui para reduzir a incidência solar sobre os olhos, permitido uma pilotagem mais segura e confortável.

No entanto, é importante lembrar que, assim como qualquer equipamento da moto, é muito importante que a viseira seja original de fábrica, independentemente do tipo utilizado. Caso contrário, o item pode mais atrapalhar do que ajudar, podendo comprometer a sua segurança.

Quais modelos de capacete ficam melhores com esse tipo de viseira?

Como a viseira espelhada é permitida por lei, você tem carta branca para utilizá-la em seu capacete — desde que seja durante o dia e que ela esteja sempre abaixada, é claro. Porém, nem todo capacete fica bem com esse tipo de viseira.

Para quem é mais discreto, o recomendado é escolher um capacete com cores mais neutras, estampas clássicas e menos informações. Isso porque a viseira estampada vai roubar toda a cena. Veja alguns modelos que se enquadram nesses requisitos:

  • Bell Qualifier DLX Mips Isle of Man: elegante e bonito, este modelo possui um design aerodinâmica mesclado a tons clássicos e um conceito contemporâneo;
  • Arai RX-7V HRC: este capacete tem um estilo mais moderno e futurista, com sua versão tradicional tendo uma viseira cristal que bloqueia 99% dos raios ultravioleta (UV). É possível optar ainda pela viseira na cor azul, que tem um espelhamento mais sutil e também protege contra os raios UV;
  • Shoei X-Spirit 3 Marquez6 TC-1: se você está em busca de um capacete mais esportivo, esta é a opção ideal. Ele conta com inúmeros diferenciais, como tecnologia anti-riscos, propriedade antirruído, sistema de forro removível e mecanismo otimizado para troca de viseiras. A viseira na cor dourada é a que fica melhor no modelo;
  • LS2 Vector Interceptor: também com um design esportivo, o LS2 tem as cores vermelha, branca e azul e chama a atenção por ser bastante leve e versátil. O modelo tem viseira com menor distorção óptica e tecnologia anti-risco.

Como escolher um bom capacete de moto?

Por ser um equipamento tão importante, o capacete merece bastante atenção durante a compra. A seguir, listamos as melhores dicas para que você adquira um acessório ideal para você:

  • escolha um modelo que seja do seu gosto, mas também adequado às suas necessidades. Um capacete off-road, por exemplo, é diferente dos usados nas cidades;
  • verifique se o capacete possui o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
  • prefira capacetes mais justos, que tendem se adaptar ao seu rosto com o tempo. Porém, nada de modelos apertados ou largos demais, pois eles vão comprometer o seu conforto e segurança;
  • dê preferência a modelos que tenham garantia, o que pode fazer toda a diferença caso algum problema surja após a compra.

Como você conferiu ao longo deste artigo, a viseira refletiva do capacete é, sim, permitida. Porém, lembre-se de que ela só deve ser usada durante o dia. E siga as nossas dicas para comprar um capacete que tenha a sua cara e andar de moto sempre com toda a segurança e conforto que você precisa.

Quer conferir mais dicas? Assine a nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, todas as novidades do nosso blog!

Você também pode gostar

Deixe um comentário